Aberta IX Conferência Municipal de Saúde

A IX Conferência Municipal de saúde foi aberta oficialmente nesta manhã, 04/04, em cerimônia realizada no teatro da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Participaram da abertura o prefeito Mário Marcus, o vice-prefeito Dr. Marco Antônio, o Secretário de Saúde Ricardo Souza, a Superintendente da Regional de Saúde Márcia Nakamura, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Roberto Santana e o professor Alisson Thiago representando a direção da faculdade de Direito.
Em seu pronunciamento o prefeito Mário Marcus destacou a relevância da união entre a Administração Municipal, o Conselho de Saúde, Secretaria de Saúde, Associações e lideranças comunitárias na busca de melhorias para a saúde. Destacou as inúmeras ações que já foram realizadas e os avanços pelos quais já passou o setor, uma luta constante desde o início da gestão para solucionar problemas da saúde que se arrastavam há anos. Falou sobre as melhorias já implantadas nas unidades de atendimento, como na Policlínica Municipal e PSFs, e citou futuras implantações de serviços que beneficiarão a população que necessita dos serviços públicos de saúde.
O tema da conferência deste ano é “Democracia e Saúde – saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” e propõe aos conferencistas abordar, discutir e apresentar propostas em três eixos temáticos, a saber: 1- Saúde como Direito; 2- Consolidação dos Princípios do SUS; 3- Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. Os temas serão apresentados pelos palestrantes Dr. Luciano Alencar da Cunha, advogado e professor; Paulolindo Carvalho, contador e professor e Roberto Santana, farmacêutico e professor.
A Conferencia acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 04 e 05 de abril, de 08h às 16h, na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, com aproximadamente 300 participantes representando prestadores de serviço, servidores e usuários do setor de saúde.