Início Destaque Abertura oficial do XVII Festival Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE

Abertura oficial do XVII Festival Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE

1223
SONY DSC

A última quarta-feira, 18/07, foi dia de festa com a abertura oficial do XVII Festival Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE. A Banda Centra Ó Fônica, bem imaterial a ser tomado em Lafaiete, abriu a cerimônia trazendo o homenageado Carlão de Souza e seus personagens, encenados pelos artistas da Casa do Teatro. O homenageado foi escolhido pela sua trajetória na arte do teatro.
Na solenidade, Graça Lemos, presidente da Casa do Teatro, ao se pronunciar deu boas vindas aos artistas de diversas cidades que chegaram para a fase nacional do FACE. Na ocasião o prefeito Mário Marcus falou sobre a parceria de seu governo com os segmentos culturais e saudou os artistas e o homenageado Carlão de Souza.
Participações especiais abrilhantaram a festa como a execução do hino nacional realizado pelos alunos da Escola Municipal “José Castelões de Menezes” e o dançarino e poeta Just Max apresentou uma poesia autoral em homenagem ao artista Carlão. E a música tema do festival foi interpretada pelos músicos Marcio Zaum e Fred Santos.
Carlão de Souza agradeceu a homenagem do FACE e contou um pouco de sua trajetória teatral quando aos 12 anos iniciou a atividade artística pelas mãos da historiadora e poetisa, Avelina Noronha. “Eu era feio, magro e desnutrido. Meu primeiro papel foi de Jeca Tatu. Sempre representa os bruxos e lobisomens. Ali comecei minha história. Faço teatro e arte por que gosto e não por dinheiro. Faço arte com humildade. Agradeço muito a minha mãe que foi fundamental na minha formação. O teatro é minha vida”, assinalou Carlão.
Em seguido o quadro com a foto do homenageado foi encaminhada em cortejo e ao som da Banda Centro Ó Fônica até o Museu e Arquivo Antônio Perdigão onde passa a integrar a galeria dos homenageados do FACE.
Para encerraras festividades com chave de ouro a Banda Carpiah apresentou um grande show na Praça Tiradentes.