Administração Municipal devolve prédio ao Hospital São Camilo

Criado no início da pandemia e entregue à população em 26 de maio de 2020 para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19, o Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete foi desmobilizado nesta semana e o prédio devolvido à Sociedade Beneficente São Camilo na manhã desta quinta-feira (09/09) para o retorno do funcionamento do Hospital São Camilo no local. A decisão de desmobilização de leitos partiu da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Superintendência Regional de Saúde, que anunciou a desmobilização de 57 leitos destinados ao tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19 na Macrorregião Centro-Sul de Saúde.
Em Conselheiro Lafaiete, além da diminuição do número de pacientes contaminados e hospitalizados, houve significativo avanço na vacinação contra Covid-19, com mais de 70% da população já vacinada com a primeira dose e aplicação da segunda dose seguindo os prazos estipulados no plano nacional de vacinação, índices que possibilitaram a decisão da SES pela desmobilização.
De acordo com o Prefeito Mário Marcus o Município, apesar desta ação, não ficará desassistido para o tratamento de Covid-19, sendo que será promovido o aumento dos leitos UTI ativos no Hospital e Maternidade São José, que continuará a atender como unidade hospitalar de retaguarda, passando a contar com 40 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ativos. Além da assistência prestada pelo hospital, a administração municipal manterá a ala Covid-19 na Policlínica Municipal que permanece como porta de entrada para atendimento dos pacientes com suspeita e ou confirmação de contágio e para isso, o atendimento ganhou reforço com mais profissionais e equipamentos na ala Covid.
Durante a cerimônia de entrega o Prefeito ressaltou a importância do Hospital São Camilo no apoio ao combate à Covid-19 com a cessão do prédio para a assistência à saúde que muito contribuiu para salvar inúmeras vidas durante a pandemia. “Cumprimos nosso compromisso de devolver ao Hospital São Camilo o prédio todo reformado para que possa continuar prestando o relevante serviço de saúde que sempre ofereceu à população lafaietense e da região”, concluiu.
Participaram da solenidade o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio, a Secretária Municipal de Saúde Rita de Kássia, a Diretora Técnica do Hospital São Camilo Dra. Érica Almeida, o provedor Raimundo Nunes, o tesoureiro Wagner Martins e o médico Dr. Márcio Cardoso representando o corpo clínico do hospital.