Aeroporto das Bandeirinhas é liberado para operação de aeronaves

Interditado desde novembro de 2012, o Aeroporto das Bandeirinhas, em Conselheiro Lafaiete foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de operações de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte. A Anac havia suspendido as operações no aeroporto após constatar problemas de manutenção que comprometiam a partida e chegada dos voos no local.

A liberação do aeroporto ocorreu na última segunda-feira 05/08, dias após a administração municipal comunicar à Anac por meio de ofício o cumprimento parcial das exigências solicitadas pelo órgão. De acordo com o documento a prefeitura realizou obras no local como reparo na pista de pouso e do pátio do aeródromo, desobstrução das áreas de escape nas cabeceiras da pista, correção parcial das cercas de proteção da área e confecção de placas de advertência e sinalizadoras.

O município comunicou também que a vigilância daquela área e o controle de acesso ao aeroporto estão sendo feitas provisoriamente pela empresa CHB Aviação Ltda, que também fez a instalação do indicador de direção dos ventos (biruta). A empresa funciona em um hangar no aeroporto em duas áreas distintas ligadas à aviação civil: a CHB Aviação atua na manutenção e reparo de aeronaves, enquanto a CHB Escola de Aviação Civil ministra cursos de formação para pilotos da aviação comercial e privada, entre outros.

Além da CHB, também funciona no Aeroporto das Bandeirinhas um hangar mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde são desenvolvidos projetos de engenharia aeroespacial.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova afirmou que a desinterdição do aeroporto pela Anac já representa uma conquista, embora segundo ele, o local ainda necessite de obras mais específicas, como construção de barreiras de segurança, recapeamento da pista de pouso e do pátio para estacionamento de aeronaves. Alessandro frisou que tais obras dependem da liberação de recursos do governo estadual e federal.

O secretário lembrou ainda que em janeiro deste ano a administração municipal solicitou a inclusão da reforma e adequação do aeroporto no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais e no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional do Governo Federal. Alessandro agradeceu o empenho do deputado estadual, Glaycon Franco na busca de recursos junto ao governo estadual.  “Existe a possibilidade ser realizado ainda neste mês de agosto o processo de licitação para a realização das obras. Embora o aeroporto esteja liberado, temos que continuar cobrando dos governos estadual e federal”, concluiu o secretário.