Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem medalhas e certificados do Projeto Habitat Marte

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 27 de maio a certificação e entrega de medalhas aos alunos concluintes do Projeto Habitat Marte, que faz parte do Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e funciona desde 2017 em Caiçara Do Rio do Vento (RN).
Com o intuito de disseminar o conhecimento, aplicando-o de forma multidisciplinar, o projeto coloca o aluno diante de problemas do dia a dia que os seres humanos enfrentariam em uma provável colonização de outros astros.
O propósito foi que a partir da experiência na simulação, os participantes se interessem por carreiras acadêmicas e profissionais relacionadas à área espacial, científica, ou de tecnologia e inovação, visando criar uma geração de pessoas que entendam o conhecimento como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
A missão 116 (Conselheiro Lafaiete) foi coordenada pelo pesquisador e professor Júlio Rezende da UFRGN, por Aline Késsia Oliveira, professora da rede municipal e também astronauta análoga pelo Projeto Habitat Marte e pela Diretora de Ações Pedagógicas da SEMED, professora Edilvânia Resende, sendo realizado virtualmente, entre os dias 12 de abril e 04 de maio e contou com dois momentos presenciais, sendo estes, o primeiro e o último encontro, com a importante participação dos familiares.
Os alunos da rede municipal foram selecionados a partir de um concurso de redação sobre a missão de um astronauta análogo e contou com a participação dos professores de Língua Portuguesa, Redação e Ciências para debate e seleção das melhores redações entre os alunos de 6º ao 9º anos da rede municipal.
Divididos em pequenos grupos, procederam estudos e apresentações sobre as estações de Saúde, Energia, Estufa, Engenharia, Saneamento e Lançamento.
Durante a cerimônia de certificação, a diretora Edilvânia, parabenizou alunos e familiares pelo trabalho, ressaltando a importância do envolvimento da família para o desenvolvimento e êxito dos alunos, destacando também a participação e envolvimento dos professores que conduziram o primeiro momento do projeto que foi a elaboração das redações.
Os alunos que aceitaram o desafio e participaram por toda a jornada foram:
Ana Elisa Teles Da Silva – E. M. Vereador José Aleixo De Matos
Yasmin Luísa Félix Dos Santos – E. M. Arnaldo Rodrigues Pereira
Yuri Miguel Da Silva Rocha – E. M. Professora Nilce Moreira
Enzo Tiago Tavares– E. M. Professor Doriol Beato
As apresentações e depoimentos de alguns dos participantes estão disponíveis no Youtube, canal do Projeto Habitat Marte.
Parabéns aos novos astronautas análogos do Projeto Habitat Marte!