Amalpa apresenta reivindicações da região a representantes do governo de estado

IMG_0557O prefeito de Lafaiete e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), Mário Marcus, participou da 229ª reunião da entidade realizada na cidade de São Brás do Suaçuí, na última sexta-feira, 26/05.
Na oportunidade Mário Marcus, enfatizou as demandas de Lafaiete e região, que foram apresentadas aos representantes do governo estadual presentes à reunião. O presidente destacou a importância da união entre os municípios pertencentes à Amalpa e o apoio do Deputado estadual Glaycon Franco que propiciam fortalecer e encurtar os caminhos na busca de benefícios para a região, cujos municípios têm problemas em comum. Portanto destacou que é necessário priorizar o que for mais importante a fim de se ter eficiência na aplicação dos recursos do estado. Ele também comemorou o retorno das cidades de Itaverava, Capela Nova, Desterro de Entre Rios, Congonhas e Entre Rios de Minas à Associação. Ao final informou que os municípios se reunirão para levar ao governo as demanda da região e agradeceu a presença de todos.
Entre as reivindicações estão a ampliação do distrito industrial, a retomada das obras do hospital regional e o aumento do efetivo da Policia Militar, obras de grande relevância para toda a região do Alto Paraopeba.
O Ouvidor Geral do Estado e Secretário Integrado dos Fóruns Regional, Wadson Ribeiro, destacou a crise econômica que tem afetado todo o país e ressaltou como o governo de Minas com muito trabalho tem enfrentado as dificuldades econômicas vividas pelo Estado. Wadson falou sobre o retorno do terreno ao município que propiciará a implantação de novas empresas e consequentemente geração de emprego e renda. Ainda em seu pronunciamento, o secretário anunciou para 26 de outubro quando o governador virá a Lafaiete, na realização do Fórum Regional, e há possibilidade de anunciar o atendimento dos pleitos de Lafaiete.
O Secretário Adjunto de Estado do Turismo, Dr. Gustavo Pessoa Arrais, falou sobre a importância de fomentar o turismo na região, como forma de emprego e renda. Mencionou como exemplo os países Portugal, Espanha e Itália que pro meio do turismo conseguiram sair da crise. Ele citou que, ao contrário de outros setores da economia, o turismo não sofreu com a evolução das máquinas que atualmente ocupam parte do mercado de trabalho. Observou que no turismo há emprego, que o turismo não polui, preserva a natureza, a cultura e as artes. E a região tem muito a oferecer nesta área.
Dr. Antônio Augusto de Melo Malard, Superintendente de Apoio e Regularização Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, apresentou aos prefeitos presentes o projeto de municipalização do licenciamento e gestão ambiental dos municípios. Ele enfatizou que o estado não será agente fiscalizador dos serviços executados pelos municípios, mas irá trabalhar em conjunto e será um apoio.

IMG_0549Homenagem

Na reunião o Presidente da Amalpa e Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, prestou uma homenagem ao ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete, Vicente de Faria Paiva, momento em que destacou os relevantes serviços e obras executadas no município. A data da homenagem foi escolhida em função de seu aniversário que ocorre em 31 de maio.
Atualmente Vicente Faria é Secretário Executivo da Amalpa.