Aula inaugural inicia atividades do IFMG em Lafaiete

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_02Um sonho realizado. Após um trabalho conjunto, liderado pelo prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto e o deputado federal Reginaldo Lopes, Conselheiro Lafaiete tem uma unidade de ensino federal.

Com uma aula inaugural, que contou com a presença de diversas autoridades e estudantes, tiveram início oficialmente as atividades no campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Conselheiro Lafaiete.

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_03A implantação do ensino federal no município foi reivindicada pelo prefeito Dr. Ivar em Brasília quando participou de reunião no Ministério da Educação juntamente com o deputado Reginaldo Lopes e o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva. Os dois últimos abraçaram a causa e se empenharam para que o campus fosse instalado no município. O prefeito também enfatizou o apoio do padre Lambert Noben que cedeu a escola para receber a unidade de ensino federal. “Os nossos filhos não precisam mais enfrentar as estradas para estudar, porque aqui eles estão sendo acolhidos. Eles estão ingressando em um ensino federal e de qualidade proporcionado pelas ações de homens que querem construir e fazer o bem”, disse Dr. Ivar.

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_05O deputado federal Reginaldo Lopes classificou a vinda do IFMG como uma grande conquista para a cidade e destacou a ação política junto ao Governo Federal, relembrando os entraves encontrados em tentativas anteriores. “Eu estava desanimado, pois estivemos em Lafaiete várias vezes e não houve a convergência política para instalar o IFMG, mas o prefeito Ivar acreditou que era possível e hoje é um dia de vitória e celebração”, frisou o deputado.

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_06O reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, enfatizou o empenho da atual administração municipal para instalação do IFMG em Lafaiete e relatou a frustração por não ter sido recebido no passado quando tentou trazer o campus para a cidade. “Há cinco anos eu estive em Lafaiete com o deputado, Reginaldo Lopes, representes da região e do Ministério da Educação com o objetivo de trazer o campus, mas não fomos sequer recebidos. O tempo passou e fomos acolhidos pelo prefeito, Dr. Ivar e pelo padre Lambert e hoje estamos aqui para dar início a um marco na educação de Lafaiete e região”, ressaltou.

O  vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares em seu pronunciamento ressaltou a importância da Escola Técnica “Os Padres do Trabalho” na qualificação de trabalhadores para a região, mas frisou que a partir de agora como campus do IFMG terá maior referência no ensino público.

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_04O padre Lambert Noben, que é membro da Congregação “Os Padres do Trabalho” agradeceu o empenho de todos que contribuíram para que a escola técnica se tornasse um campus federal gratuito e com qualidade de ensino.  “É com muita alegria que oferecemos estas instalações para o bem estar social da comunidade. Parabenizo a todos que a partir de agora vão se esforçar para que este local esteja cada vez mais a serviço da sociedade”, frisou o padre.

Aula-inaugural-inicia-atividades-IFMG-Lafaiete_01Também participaram do evento o diretor do campus do IFMG – Conselheiro Lafaiete, Paulo Graça Castanheira Júnior; o coordenador de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Rodrigues dos Anjos; o diretor da Escola Técnica “Os Padres do Trabalho”, Luiz Rafael Vitoretti; o diretor de ensino do campus avançado do IFMG, Alexandre Correia Fernandes e os vereadores, Gildo Dutra Pinto e Antônio Severino de Rezende Lobo, além de secretários municipais e representes de instituições educacionais.