CAIC INICIA AULAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO 1º AO 5º ANO

A partir do 2º bimestre, os alunos da Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC, passaram a ter mais uma disciplina, Educação Financeira, com o objetivo de tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinheiro. Logo, ela consegue fazer com que a pessoa esteja totalmente ciente das oportunidades e dos riscos envolvidos nas escolhas que pode fazer. Quando se trata de organização financeira, existem hábitos que são essenciais. Por exemplo, saber o quanto ganha, economizar, não fazer compras por impulso e gastos desnecessários. Contudo, esse cenário não se alinha à realidade da maioria dos brasileiros.
As aulas serão ministradas pelos professores Carlos Adriano e Vagner Damasceno. Segundo o professor Vagner, a educação financeira dever ser trabalhada desde a base para que no futuro as famílias saibam lidar com suas finanças de forma cada vez mais coerente. As aulas serão iniciadas de forma lúdica, em um primeiro momento, para que os alunos compreendam a importância da disciplina e posteriormente serão abordados diversos assuntos sobre o tema.
A senhora Maria Aparecida Soares, mãe de uma aluna do ensino fundamental considerou de muita relevância essa nova disciplina, pois os alunos desde cedo vão aprender a administrar o dinheiro, sendo muito ou pouco. A mãe comentou não ter habilidade sobre finanças, por exemplo, investimentos bancários, e vê nesta disciplina uma oportunidade de sua filha se formar uma cidadã com maior conhecimento sobre o tema e de como explorá-lo para seu bem e de sua família.
O diretor Prof. Eduardo Souto e a analista educacional Lucenir Ribeiro concordam que saber lidar com a vida financeira diminui as chances de passar por dificuldades no futuro. Nesse sentido, a educação financeira infantil, tanto nas escolas quanto em casa, deve ser considerada como uma mudança a ser aplicada para as próximas gerações.