CAIC REALIZA PROJETO “FAMÍLIA PRESENTE” EM PARCERIA COM PROMOTORIA DE JUSTIÇA

A Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC em parceria com Ministério Público, através da 6ª Promotoria de Justiça, realizou o projeto Família Presente com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
O projeto foi coordenado pela Promotora de Justiça Drª Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara e direção escolar sendo dividido em três etapas. Na primeira etapa, foi feita uma reunião com os professores, de forma a identificar o contexto escolar, as prioridades a serem abordadas com os alunos, familiares e também coleta de sugestões.
O segundo momento foi realizado na segunda semana do mês de maio e contou com o protagonismo dos alunos, através de Círculos de Construção da Paz e Justiça Restaurativa que são baseados em etapas que se constituem através de perguntas norteadoras, oportunizando a fala e escuta qualificada a todos os participantes. Foram trabalhados relacionamentos fortes e positivos, cultura da paz, diálogo, comunicação não violenta e valores como respeito, limites, responsabilidade, sonhos, conquistas. Segundo a promotora, Drª Aléssia, o trabalho realizado por duas horas em cada sala proporcionou a participação de todos os alunos através de manifestações, reflexões e contribuição nos debates propostos.
Na manhã de quinta-feira, 16 de maio, o projeto teve continuidade com a participação dos pais/responsáveis, que foram chamados à escola para o terceiro momento do projeto onde os temas abordados com professores e alunos foram também discutidos com os presentes.
Durante este último momento, o Diretor da escola, Prof. Eduardo Souto, agradeceu a parceria do Ministério Público e também confirmou a realização do projeto com as turmas de 7º, 8º e 9º ano da escola a partir do próximo mês.