Cavalgada e Fogo Simbólico passam por Conselheiro Lafaiete

cavalgada_inconfidencia_2013_1
Mantendo a tradição, a cidade de Conselheiro Lafaiete recebeu nesta quarta-feira 17/04 o Fogo Simbólico em comemoração à Semana da Inconfidência. O símbolo que é conduzido há nove anos por meio da Cavalgada da Inconfidência está percorrendo várias cidades e foi recepcionado pela manhã no trevo da estrada Lafaiete/Queluzito pelo prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto acompanhado da secretária municipal de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia.
cavalgada_inconfidencia_2013_2
À tarde os cavaleiros foram recepcionados na Praça Tiradentes onde ocorreu a solenidade cívica com o hasteamento de bandeiras, execução do hino nacional e acendimento da pira. Já na manhã desta quinta-feira (18) os cavaleiros seguiram até à antiga gameleira da Varginha onde houve solenidade alusiva à Inconfidência Mineira no local onde foi exposta a perna direita de Tiradentes em 1792.
cavalgada_inconfidencia_2013_3
Dr. Ivar acompanhado da prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, recebeu os cavaleiros.  Juntos eles fizeram o acendimento da pira no monumento a Tiradentes que fica ao lado da gameleira. Também estiveram presentes: o Subcomandante do 31º Batalhão de Polícia Militar, Major Samir Alcici; o Comendador Grão Colar da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência, Celso Rafael de Oliveira; Adriano Gomes Beato (chefe de gabinete da prefeitura de Conselheiro Lafaiete), Mauricéia Ferreira Maia (secretária de Cultura) e vereador José Boaventura Celestino, entre outras autoridades e convidados.
cavalgada_inconfidencia_2013_4
Após a solenidade os cavaleiros seguiram conduzindo o Fogo Simbólico para a cidade de Ouro Branco. A Cavalgada da Inconfidência termina no próximo domingo, dia 21/04 em Ouro Preto.

Centro da Inconfidência Mineira

Durante o evento desta quinta-feira, o Comendador Grão Colar da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência, Celso Rafael de Oliveira, anunciou a criação do Centro da Inconfidência Mineira na área onde se encontram a gameleira e as ruínas da antiga Estalagem do Lourenço.  O projeto orçado em R$ 3 milhões será executado por meio de recursos da Gerdau Açominas via Lei Rouanet.
cavalgada_inconfidencia_2013_5
Celso Rafael entregou ao prefeito de Lafaiete uma cópia de um projeto de estudo arqueológico na região, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.