CCZ promove adoção responsável de animais

5656
0

Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses de Conselheiro Lafaiete abriga um total
de 205 animais, dentre eles 185 cães e 20 gatos com idades variadas à espera de adoção
responsável.
A posse responsável de um animal traz diversos benefícios para os tutores, pois a
companhia de um pet diminui a depressão, estresse, ansiedade, melhora o humor e auxilia no controle da pressão arterial e frequência cardíaca.
Os animais abrigados no CCZ, são liberados de acordo com o perfil do adotante e do
animal, por exemplo, em lares com idosos os animais mais calmos são ideais. Para conhecer os candidatos à adoção é realizada uma entrevista prévia, aprovação e assinatura de um termo de responsabilidade. Nenhuma adoção é realizada para menores de 18 anos.
Todos os animais adultos aptos a ganharem uma nova família, estão saudáveis,
castrados, vermifugados e imunizados com a vacina antirrábica. Já os filhotes são vermifugados e sua castração gratuita é agendada ao atingirem a idade ideal para a realização da cirurgia.
Animais adultos, sem raça definida, são na maioria das vezes ignorados pelos adotantes,
pois é comum acreditar que educar filhote é mais fácil, o que nem sempre é verdade. Animais adultos encaminhados de acordo com o perfil, se adaptam muito bem a novos ambientes, além disso, cães que vivem em abrigos já estão acostumados a interagir com outros animais.
Para proporcionar mais adoções, a nova gestão do CCZ firmou parceria com a ALPA –
Associação Lafaietense de Proteção aos Animais e com os Protetores Independentes onde estes animais são divulgados em suas redes sociais até que sejam adotados, trazendo mais visibilidade e aumentando a possibilidade de encontrarem um lar. Esta parceria tem dado bons resultados, pois desde então, foram adotados 42 animais, dentre eles cães e gatos, adultos e filhotes. Esta estratégia possibilita que o CCZ possa recolher mais animais de relevância a saúde pública ou em risco nas ruas.

Cães e gatos adultos demostram eterna gratidão a quem os oferece a oportunidade de
fazer parte de uma família.
Quer adotar algum dos animais do CCZ? Basta comparecer ao setor durante o horário
de funcionamento – 7 às 16 horas, portando a carteira de identidade e comprovante de
endereço. Todos os animais divulgados na matéria estão disponíveis para Adoção Responsável além de muitos outros que com certeza irão encher sua vida de amor. Maiores informações pelo telefone: 3769-2229.
ADOÇÃO É UM ATO DE AMOR!