Celebrações da Semana da Inconfidência iniciaram hoje na Fazenda Paraopeba

Tiveram início na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, as comemorações da Semana da Inconfidência Mineira. A cerimônia foi realizada na Fazenda Paraopeba, patrimônio histórico da cidade, que abriga o Memorial da Inconfidência e que possui uma arquitetura épica e importante no cenário do passado mineiro.
A solenidade contou com a participação do Tiro de Guerra 04-032, com a presença das Escolas Municipais João XXIII de Ouro Branco, Judith Augusta Ferreira de Congonhas e Napoleão Reis de Conselheiro Lafaiete.
Na abertura houve o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado de Minas Gerias e do Município de Conselheiro Lafaiete, com a participação das autoridades presentes, sendo as bandeiras hasteadas pelo 1º Sargento Alessandro Marcos, o Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino e o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, que no ato também representou o Prefeito Mário Marcus.
Em seguida as atrizes Graça Lemos e Raquel Jardim recitaram o Poema Romanceiro da Inconfidência; a Bateria da Escola Napoleão Reis apresentou diversos toques e a Professora Marilandes, juntamente com alunos da Escola Napoleão Reis, levou os presentes para uma encenação pelo interior da fazenda, revivendo passos dos Inconfidentes em trechos do Romanceiro da Inconfidência.
O Prefeito de Congonhas Dr. Cláudio Antônio de Souza prestigiou o evento e esteve acompanhado da Secretária Adjunta de Educação Simone Rodrigues Cordeiro, da Presidente do Conselho Municipal de Educação Andrea Gomes, da Diretora da Escola Rafaela Cristiane Gonçalves e do Professor Luiz Gonzaga Pinto.
O Professor Moisés Matias, gestor da Fazenda Paraopeba, que atualmente está sob os cuidados do Ecotres, relatou sobre trechos da história da Inconfidência Mineira. Também prestigiaram a cerimônia o Diretor da Escola Napoleão Reis Rafael Vitoretti, a Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Amanda Alvarenga.
Foi um momento de celebração e oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso Estado e enaltecer seu valor no cenário nacional. Ao final da programação o Ecotres ofereceu um lanche a todos os presentes.
A programação da semana da Inconfidência segue até dia 20, na Fazenda Paraopeba, que tem grande valor histórico, e hoje preservada e bem cuidada, pode receber visitação da comunidade em geral.