Centros Regionais de Saúde farão mutirão contra o Aedes Aegypti

No atual cenário de emergência em saúde pública, devido aos males causados pelo Aedes Aegypti, transmissor da Dengue,Chikungunya e Zika,os Centros Regionais de Saúde de Lafaiete se preocupam em desenvolver ações junto à comunidade para ajudar a erradicar os criadouros do mosquito.

As equipes de trabalho passaram por recente qualificação e repassam informações sobre a prevenção às doenças e orientam sobre ações que levam a extinguir criadouros do mosquito. Materiais explicativos, como panfletos, também estão sendo entregues. Alésia Fernandes, coordenadora dos Centros Regionais de Saúde afirma que houve aumento de procura por informações nas unidades. “A demanda aumentou. Muitas pessoas não sabem diferenciar os sintomas da Dengue daqueles de uma gripe, por exemplo, e procuram nossos profissionais. Nós acolhemos esta pessoa e a orientamos”, disse.

A coordenadora explica que os Centros Regionais atuam em localidades sem cobertura pela Estratégia Saúde da Família (PSF’s). Neste sentido mutirões serão realizados nos próximos dias nos bairros: Bom Pastor, Parque das Acácias, Jardim Cachoeira, Santo Agostinho e Novo Horizonte.

Equipes percorrerão as residências e ruas dos bairros, orientando a  população e recolhendo materiais que possam servir de criadouro do Aedes Aegypti. “É de suma importância orientar, ajudar e esclarecer as comunidades quanto à necessidade de erradicar o mosquito, dos cuidados para evitar o acúmulo de águas paradas, como também dos sintomas e tratamento quanto às doenças, pois somente assim poderemos assumir nosso papel como cidadãos responsáveis pela saúde e bem comum de todos.”, concluiu Alésia Fernandes.

As ações vão ocorrer os sábados, de acordo com a seguinte escala:

Dia 12/03 –  8h às 12h

Bairro: Bom Pastor