Com 100% de ocupação de leitos de UTI município adotará normas mais restritivas

Após o anúncio recente pela Secretaria de Saúde do aumento de casos e óbitos por Covid-19, o município de Conselheiro Lafaiete nesta sexta-feira, 05/03, chega a 100% de ocupação dos leitos de UTI, o que demonstra uma situação grave.
Diante disso a Secretaria de Saúde irá intensificar as ações e adotar normas mais rígidas para o funcionamento de todas as atividades não essenciais.
A Secretária de Saúde Rita de Kássia ressalta que somente com a colaboração de toda a população esta situação poderá se reverter. “Vemos com muita preocupação este quadro se agravando no município após as festividades de final de ano e carnaval e também por descumprimentos dos protocolos sanitários em alguns estabelecimentos comerciais. Se as pessoas não se conscientizarem e pararem de promover festas e reuniões tememos que este quadro se agrave ainda mais e aumente expressivamente o número de casos e de óbitos em nossa cidade. Clamamos ao povo de Conselheiro Lafaiete que entendam as formas de prevenção, que evitem aglomerações, que utilizem as máscaras de forma correta, que saiam só se for necessário e que frequentem o comércio com segurança utilizando o álcool para a higienização correta das mãos e ficando no estabelecimento o menor tempo possível”.
De acordo com o Prefeito Mário Marcus a situação é muito preocupante e todos os esforços estão sendo empreendidos no sentido de enfrentar a pandemia visando minimizar os danos à saúde da população. “A fiscalização, que está sendo realizada desde o inicio da pandemia, será intensificada, no entanto, dado ao grande número de descumprimentos dos protocolos, o número de ocorrências vem sofrendo aumento expressivo e não é possível estar em todos os pontos da cidade a todo tempo. Se as pessoas fossem responsáveis não seria necessário tanto esforço da Vigilância Sanitária, Policia Militar e Guarda Municipal para coibir os abusos a fim de proteger a saúde e a vida das pessoas. Se as pessoas não colaborarem este quadro poderá se agravar ainda mais”.
Nesta sexta-feira, 05/03, ocorreu mais uma reunião da Macrorregião de Saúde quando foram definidas as ações, normas e protocolos mais restritivos para a próxima semana, que serão divulgadas por meio de decreto.