Conselheiro Lafaiete se prepara para a reabertura gradativa do comércio local

Após aderir ao Plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, proposto pelo Governo do Estado, o município se prepara para entrar na onda branca que libera a reabertura de estabelecimentos que representam baixo risco em seu funcionamento.

Nesta onda estão liberados para sua reabertura a partir da próxima segunda-feira, 25/05, mais algumas atividades que estavam paralisadas, ampliando o número de estabelecimentos em funcionamento.

No entanto, com o objetivo de garantir a preservação da saúde da população, os empresários e os clientes devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários de higienização,limpeza e uso de máscaras.

O Prefeito Mário Marcus comentou que a progressão para a onda branca só foi possível devido às ações implantadas até o momento, do isolamento social e do reforço na rede pública de saúde. Ressaltou ainda que o principal foco da administração municipal neste momento é preservar a saúde da população, por isso tanta cautela nas decisões, porém, a reabertura de mais estes estabelecimentos visa contribuir com a situação econômica da cidade.

Minas Consciente

O plano desenvolvido pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES) aborda a retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica. Os segmentos não foram agrupados de forma aleatória. Foi utilizada uma matriz de risco, com critérios econômicos e de impacto na rede assistencial de saúde, pontuando-se as atividades para cada um destes critérios. A dinâmica de flexibilização das atividades econômicas será acompanhada por critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde. Em caso de novo surto da doença em Minas Gerais, o plano poderá ter um caráter mais restritivo ou até mesmo sofrer paralisação.

Todas as informações sobre o Plano “Minas Consciente– Retomando a economia do jeito certo” podem ser acessadas no site do Governo do Estado  www.mg.gov.br/minasconsciente.