Conselheiro Lafaiete sedia reunião da cúpula de segurança pública de Minas Gerais

reuniao_seguranca_publica
Conselheiro Lafaiete sediou na quinta-feira 09/05 reunião da cúpula do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais. Entre outros, participaram do encontro: Rômulo de Carvalho Ferraz (secretário de Estado de Defesa Social), Cylton Brandão da Matta (chefe da Polícia Civil), Coronel Márcio Martins Sant’Anna (comandante geral da Polícia Militar), deputados estaduais Glaycon Franco e João Leite e o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto.

Algumas ações foram anunciadas na ocasião. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, garantiu que em até 60 dias, o governo de Minas vai assinar convênio com o Poder Judiciário para manutenção e repasse de recursos para a Apac – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – de Conselheiro Lafaiete. A instituição tem foco na humanização e ressocialização de presos.

Também foi anunciado que novas viaturas e equipamentos para trabalho dos agentes se segurança serão destinados para as polícias Civil e Militar de toda a região. O efetivo das duas instituições também deve ser ampliado com novos médicos legistas, peritos e policiais militares.

Na ocasião, o prefeito de Lafaiete expressou a insatisfação e decepção pela cidade não ser incluída pelo Governo do Estado no sistema de monitoramento batizado de “Olho Vivo” e reforçou o pedido de empenho para que a decisão fosse revista. Rômulo Ferraz ressaltou que “apesar da região ter um pequeno volume de crimes violentos e homicídios, comparando com o restante do Estado, é fundamental ouvir os anseios das lideranças para que possam ser planejadas ações de enfrentamento à criminalidade”. Ao final assumiu compromisso de se empenhar para que Lafaiete seja inserida no programa “Olho Vivo”.