Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural é empossado em Lafaiete

931
0

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto deu posse no último dia 29/05, aos novos membros do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. A solenidade de posse aconteceu no gabinete do prefeito e teve início com a execução do hino nacional tocado pelos violeiros Fabrício e Vinícius. 

posse_do_conselho_01
Além do prefeito também participaram da solenidade a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia e o promotor de justiça e curador do patrimônio histórico, Glauco Peregrino. 

Em seu discurso, dr. Ivar reiterou apoio ás ações deliberadas pelos conselhos e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos membros em prol da comunidade. “São parceiros, abnegados e doadores que querem melhorar a vida das pessoas. Deixo a minha gratidão por aceitarem esse desafio”, frisou. 

A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia, destacou que o conselho representa e dá voz a população sobre os assuntos de patrimônio histórico e de cultura junto à administração municipal. 

O promotor de justiça e curador do Patrimônio Histórico, Glauco Peregrino, afirmou que o conselho empossado tem a função de deliberar a política pública relativa a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município e na aplicação dos recursos. Segundo ele, no ano passado não houve o funcionamento regular do conselho e por isso Lafaiete perdeu parte dos recursos do ICMS Cultural, que é repassado aos municípios pelo Governo do Estado. 

Para Geraldo Lafayette, o conselho é sempre uma esperança de uma participação popular na administração municipal. “Quando o prefeito ouve o conselho ele tem chance de errar menos”, frisou o teatrólogo que destacou a abertura para atuar junto ao poder público como fator importante para a deliberação de ações do conselho. Os novos membros cumprem mandato até 2016.

Composição do Conselho

[su_document title=”Clique aqui para visualizar a Composição do Conselho.” url=”http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/wp-content/uploads/2014/07/COMPOSICAO_DO_CONSELHO_Conselho_de_Patrimonio_Historico_e_Cultural.pdf”][/su_document]