Covid-19: Reforço da vacina bivalente para grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete por meio da Diretoria de Atenção Básica e Diretoria de Vigilância em Saúde informa que terá início no município nesta semana a nova etapa da vacinação contra a covid-19. Ela acontecerá de forma gradativa e por agendamento prévio nas unidades de Estratégia de Saúde da Família conforme o município for recebendo as doses do imunizante pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por intermédio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.
O objetivo do reforço com a vacina bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.
De acordo com o plano de vacinação contra Covid-19 para 2023 divulgado na última quinta-feira 26/02 pelo Ministério da Saúde, o reforço com a vacina bivalente foi dividido em quatro fases, e terá como público alvo para na Fase 1: idosos com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Mas, fique atento, pois:
• Só poderá tomar o reforço com a vacina bivalente quem já tiver tomado ao menos duas doses das vacinas contra a Covid monovalentes, que estão sendo ofertadas no SUS desde 2021 (de qualquer laboratório);
• Ou seja: quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.
• As vacinas bivalentes da Pfizer estão autorizadas para uso na população a partir dos 12 anos.

Procure a unidade de saúde (ESF) mais próxima de sua residência para mais informações e agendamento da vacina.

Ou entre em contato no 9 9239-3396