CPS realizará evento para conscientização, prevenção, diagnóstico e controle das hepatites virais

848
0

hep1Na próxima segunda-feira, 17/07, será realizado na Praça da Rodoviária das 08:00 às 16:00 um evento para conscientização, prevenção, diagnóstico e controle das hepatites virais. A equipe do Centro de Promoção da Saúde (CPS) realizará aconselhamento, distribuição de material informativo, preservativos e realização de testes rápidos. Os interessados também poderão aproveitar a oportunidade e realizar a conferência do cartão de vacina e até mesmo receber a vacina contra a hepatite B.
Segundo a Coordenadora do CPS, Alésia Fernandes o evento é importante para informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatite B e a hepatite C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento. Ela informa ainda que estima-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C mundialmente. “As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações que podem levar a cirrose hepática e câncer hepático, o maior complicante é que a maioria das pessoas desconhece sua situação sorológica”, enfatiza Alésia.
As mortes de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite B e hepatite C são superiores às mortes por HIV/AIDS, sendo as hepatites virais responsáveis por mais de um milhão de mortes a cada ano no mundo. Portanto, realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências. Em breve os testes rápidos para diagnóstico das Hepatites virais estarão também disponíveis em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.