CREAS promove ação para o Dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual

908
0

Neste mês de maio temos uma data importante de mobilizações e reflexões acerca de um tema muito importante: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, de Conselheiro Lafaiete em parceria com as instituições escolares do município elaboraram um material pedagógico para abordagem do tema pelas escolas durante as aulas virtuais com vídeo, áudio informativos e atividades para as crianças e jovens.

Neste momento em que o mundo vive a pandemia do COVID-19 e suas inúmeras consequências e, diante deste contexto, é preocupante o crescimento no número de casos de abuso sexual infanto-juvenil.

Porque existe essa data?

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. Como forma de chamar atenção para a urgência de se combater o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil, cerca de 80 entidades se reuniram no I Encontro do Ecpat (organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia) e tiveram a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

 A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências. Uma pessoa será atendida no CREAS, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, de discriminação, de abuso, de violência ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência.

Como funciona?

No CREAS são realizados atendimentos especializados realizados por uma equipe multidisciplinar de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.

Onde fica?

O CREAS está localizado na Rua Barão de Suassuí, 359A, Santa Efigênia. Nosso telefone é 031 3721 1625, estamos funcionando de 08:00h as 16:00h de segunda a sexta feira.

Em caso de denúncias as pessoas podem ligar no Disque 100 ou Conselho Tutelar 031 3769 2606 que serão encaminhados para os serviços sociossistenciais como o CREAS, CRAS, entre outros.