Início Destaque Defensores dos animais conquistam prêmio internacional inédito para Lafaiete

Defensores dos animais conquistam prêmio internacional inédito para Lafaiete

1396

Conselheiro Lafaiete acaba de conquistar posição de destaque em uma das mais importantes e concorridas premiações mundiais. Considerado o Prêmio Nobel da causa animal, o reconhecimento é conferido pela organização WAP (World Animal Protection), organização não governamental com sede em Londres e representações em quase todos os países do mundo.

Lafaiete conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas de Bogotá, capital da Colômbia, e superando cerca de 100 cidades da América Latina com larga tradição na defesa animal, como São Paulo (terceira colocada), Curitiba e a Cidade do México.

A iniciativa de inscrever Lafaiete no concurso “Cidade Amiga dos Animais”, organizado pela WPA e disputado por municípios da América Latina, partiu da médica-veterinária e vereadora Carla Sássi em nome da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção Animal).

Mas a ativista inscreveu a cidade de forma despretensiosa, sem jamais imaginar que a ação voluntária desenvolvida pela entidade pudesse conquistar honraria de tamanha magnitude: “Qualquer cidade da América Latina inteira com mais de seis meses de atuação na proteção animal poderia se inscrever. O processo incluía respostas a um formulário minucioso que varei noites preenchendo e levei duas semanas para finalizar. Era preciso detalhar a legislação municipal vigente, descrever o projeto de castração implantado e citar iniciativas relacionadas ao combate a zoonoses (como nosso programa de enfrentamento à leishmaniose, esporotricose e raiva), além do incentivo à adoção e combate aos maus tratos e à venda de bichos de estimação”.

Além de atender a todos estes requisitos, a ALPA ainda se dedica a bem-sucedidas experiências que reforçam os elos afetivos entre seres humanos e animais, como o “Projeto Mãos e Patas”, em que bichos foram levados para interagir com os moradores do asilo Dr. Carlos Romeiro e modificaram positivamente a rotina dos idosos ali residentes.

Surpresa

A conquista do segundo lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais” pegou de surpresa as voluntárias da ALPA. Aline Casula, secretária da organização não governamental, que externou a felicidade das colegas e dela própria: “Pra nós da ALPA, este prêmio é da maior importância, pois significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo, galgado degrau por degrau, da maneira mais simples possível. Nada do que fazemos aqui é de forma ambiciosa ou com gastos absurdos. Atuamos com os poucos recursos materiais e financeiros de que dispomos; mas, acima de tudo, com um amor incondicional por cada animal que resgatamos, cuidamos ou encaminhamos para adoção”.

Outra que fez questão de comentar sobre a seriedade do trabalho realizado em Lafaiete a favor da causa animal é Juliana Vilela, gerente de Vigilância Ambiental da Prefeitura e também membro da Alpa: “É bom que as pessoas saibam que o trabalho de proteção animal não se restringe ao resgate emergencial de animais em situação de risco. Fazemos muito mais que isso. Nosso projeto de castração existe desde 2013 e já esterilizou mais de 15 mil animais, inclusive na zona rural. Implantamos também o “Cão Comunitário”, que estimula as pessoas a alimentar animais de rua deixando potinhos de ração em locais estratégicos. Enfim, nosso trabalho é burocrático e prático ao mesmo tempo. Priorizamos o resgate, mas não abrimos mão de termos uma visão muito mais ampla.”

Por fim, a veterinária Carla Sássi falou da emoção que sentiu ao saber do resultado final: “Em nossa atividade contamos com a parceria fundamental do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar Ambiental, que nos auxiliam nas intervenções em situações de maus tratos e na fiscalização para coibir a venda irregular de cães e gatos. Gostaria de dividir com estes parceiros o reconhecimento que conquistamos. Felizmente, implementamos projetos que têm dado muito certo graças ao Poder Público atuante e com diversos órgãos do Município nos auxiliando. É imensamente gratificante saber que o trabalho desenvolvido com tanto empenho pela equipe da ALPA alcançou repercussão internacional”, afirmou a veterinária.

O diploma conferido pela WAP (World Animal Protection) a Conselheiro Lafaiete como “Cidade Amiga dos Animais” vai ser entregue em data ainda a ser definida.

Prefeito
Para o prefeito Mário Marcus, essa importante conquista demonstra que as parcerias e ações em conjunto são fundamentais para realização de projetos importantes, ressaltando que a prefeitura sempre estará disposta em unir forças em prol de iniciativas como essa.
Parabeniza na oportunidade todos os responsáveis e envolvidos para essa grande conquista e pelo seu empenho pela causa animal.

Na próxima segunda-feira, 29, defensores da causa animal irão de encontro ao prefeito de Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, anunciar de forma simbólica, a boa notícia.