Defensores dos animais conquistam prêmio internacional inédito para Lafaiete

Conselheiro Lafaiete acaba de conquistar posição de destaque em uma das mais importantes e concorridas premiações mundiais. Considerado o Prêmio Nobel da causa animal, o reconhecimento é conferido pela organização WAP (World Animal Protection), organização não governamental com sede em Londres e representações em quase todos os países do mundo.

Lafaiete conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas de Bogotá, capital da Colômbia, e superando cerca de 100 cidades da América Latina com larga tradição na defesa animal, como São Paulo (terceira colocada), Curitiba e a Cidade do México.

A iniciativa de inscrever Lafaiete no concurso “Cidade Amiga dos Animais”, organizado pela WPA e disputado por municípios da América Latina, partiu da médica-veterinária e vereadora Carla Sássi em nome da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção Animal).

Mas a ativista inscreveu a cidade de forma despretensiosa, sem jamais imaginar que a ação voluntária desenvolvida pela entidade pudesse conquistar honraria de tamanha magnitude: “Qualquer cidade da América Latina inteira com mais de seis meses de atuação na proteção animal poderia se inscrever. O processo incluía respostas a um formulário minucioso que varei noites preenchendo e levei duas semanas para finalizar. Era preciso detalhar a legislação municipal vigente, descrever o projeto de castração implantado e citar iniciativas relacionadas ao combate a zoonoses (como nosso programa de enfrentamento à leishmaniose, esporotricose e raiva), além do incentivo à adoção e combate aos maus tratos e à venda de bichos de estimação”.

Além de atender a todos estes requisitos, a ALPA ainda se dedica a bem-sucedidas experiências que reforçam os elos afetivos entre seres humanos e animais, como o “Projeto Mãos e Patas”, em que bichos foram levados para interagir com os moradores do asilo Dr. Carlos Romeiro e modificaram positivamente a rotina dos idosos ali residentes.

Surpresa

A conquista do segundo lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais” pegou de surpresa as voluntárias da ALPA. Aline Casula, secretária da organização não governamental, que externou a felicidade das colegas e dela própria: “Pra nós da ALPA, este prêmio é da maior importância, pois significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo, galgado degrau por degrau, da maneira mais simples possível. Nada do que fazemos aqui é de forma ambiciosa ou com gastos absurdos. Atuamos com os poucos recursos materiais e financeiros de que dispomos; mas, acima de tudo, com um amor incondicional por cada animal que resgatamos, cuidamos ou encaminhamos para adoção”.

Outra que fez questão de comentar sobre a seriedade do trabalho realizado em Lafaiete a favor da causa animal é Juliana Vilela, gerente de Vigilância Ambiental da Prefeitura e também membro da Alpa: “É bom que as pessoas saibam que o trabalho de proteção animal não se restringe ao resgate emergencial de animais em situação de risco. Fazemos muito mais que isso. Nosso projeto de castração existe desde 2013 e já esterilizou mais de 15 mil animais, inclusive na zona rural. Implantamos também o “Cão Comunitário”, que estimula as pessoas a alimentar animais de rua deixando potinhos de ração em locais estratégicos. Enfim, nosso trabalho é burocrático e prático ao mesmo tempo. Priorizamos o resgate, mas não abrimos mão de termos uma visão muito mais ampla.”

Por fim, a veterinária Carla Sássi falou da emoção que sentiu ao saber do resultado final: “Em nossa atividade contamos com a parceria fundamental do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar Ambiental, que nos auxiliam nas intervenções em situações de maus tratos e na fiscalização para coibir a venda irregular de cães e gatos. Gostaria de dividir com estes parceiros o reconhecimento que conquistamos. Felizmente, implementamos projetos que têm dado muito certo graças ao Poder Público atuante e com diversos órgãos do Município nos auxiliando. É imensamente gratificante saber que o trabalho desenvolvido com tanto empenho pela equipe da ALPA alcançou repercussão internacional”, afirmou a veterinária.

O diploma conferido pela WAP (World Animal Protection) a Conselheiro Lafaiete como “Cidade Amiga dos Animais” vai ser entregue em data ainda a ser definida.

Prefeito
Para o prefeito Mário Marcus, essa importante conquista demonstra que as parcerias e ações em conjunto são fundamentais para realização de projetos importantes, ressaltando que a prefeitura sempre estará disposta em unir forças em prol de iniciativas como essa.
Parabeniza na oportunidade todos os responsáveis e envolvidos para essa grande conquista e pelo seu empenho pela causa animal.

Na próxima segunda-feira, 29, defensores da causa animal irão de encontro ao prefeito de Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, anunciar de forma simbólica, a boa notícia.