Defesa Civil de Lafaiete apresenta Plano de Contingência para período chuvoso

A Defesa Civil do município apresentou na manhã desta terça-feira, 11/12, o Plano de Contingência para o período chuvoso, que vai de 15/10/22 a 31/03/23. O plano, que contempla uma rede de assistência de urgência e emergência, tem como principal objetivo traçar os procedimentos a serem adotados de imediato pelos órgãos e entidades envolvidas para dar suporte em casos de sinistros a fim de obter resposta rápida a emergências e desastres relacionados a eventos naturais. Por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO), a rede é organizada e mantida em alerta para realizar os trabalhos urgentes para prestarem ações de socorro, ajuda humanitária, encaminhamento de desabrigados e desalojados, reabilitação dos ambientes, com o intuito de minimizar os danos às pessoas e prejuízos decorrentes. Uma escala de sobreaviso é mantida durante finais de semana, feriados, Natal, Ano Novo e etc. A ação garante que os serviços de emergência sejam prestados continuamente, sem que o município fique desguarnecido durante este período.
Durante a apresentação o Coordenador da Defesa Civil Eduardo Moraes mostrou o resultado do trabalho de monitoramento das principais áreas de riscos de inundações, enchentes e de movimentação de massa do município. Ele explicou que o foco do planejamento é de que o município tenha a condição necessária para uma resposta rápida e eficaz durante este período.
As instituições mobilizadas para o plano de contingência, que atuam junto à Defesa Civil são o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Secretarias Municipais de Assistência Social, Defesa Social, Obras, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, Procuradoria Municipal, Câmara Municipal, Departamento de Trânsito e Setor de Comunicação da Prefeitura.
O Secretário de Defesa Social Rolff Ferraz explica que além da ação em situações de urgência e emergência a Defesa Civil atua diariamente nas questões relacionadas ao cadastro e monitoramento de áreas de risco, no estado de alerta, alarme e nas atividades de resposta. O plano é elaborado de acordo com o monitoramento realizado pela defesa civil durante o ano com o objetivo de criar ações de prevenção e, em caso de ocorrências de crise a Defesa Civil organiza as várias ações da rede de assistência a fim de restabelecer a ordem no município.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou a grande importância do trabalho de prevenção que é executado antecipadamente pela prefeitura, como limpeza de bueiros, limpeza das margens dos córregos, construção de gabiões em diversos pontos, entre outras, com o intuito de minimizar a ocorrência de enchentes ou inundações. “É oportuno destacar que o Plano de Contingência é um importante instrumento que une esforços de diversos setores e instituições, visando atender da forma mais rápida possível as demandas deste período, sempre visando o restabelecimento do bem estar das pessoas que tenham sido afetadas pela ocorrência”, comentou.
Vale lembrar que para receber comunicados da Defesa Civil, basta que o cidadão envie SMS com o CEP da rua onde reside para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.