Defesa Civil instala pluviômetros em Conselheiro Lafaiete

Dentro do plano de prevenção as chuvas, a equipe de Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete vem instalando pluviômetros em vários pontos do município. O aparelho de meteorologia é usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de água da chuva.

Um dos aparelhos foi instalado recentemente na Escola Municipal Padre José Lobo da Silveira, na comunidade de Rancho Novo. Alunos, professores e funcionários da escola acompanharam a palestra do gerente de Defesa Civil do município, Carlos Alberto de Oliveira, que apresentou o funcionamento do pluviômetro, instalado de forma inédita em Conselheiro Lafaeiete. Segundo o gerente o aparelho instalado no Rancho Novo  é um pluviômetro semiautomático no qual os dados são apurados por meio da leitura do medidor que será feita pelos funcionários da escola e repassados à Defesa Civil. A partir dos dados apresentados a Defesa Civil fará o monitoramento verificando se há ou não riscos de desastres naturais naquela região durante o período chuvoso.

O secretário municipal de Defesa Social, Paulo Afonso Sarmento, ressaltou que o aparelho será um instrumento importante para o trabalho de prevenção às chuvas. Segundo ele, por meio do monitoramento é possível analisar se naquela região ha riscos de enchentes, inundações e deslizamentos.

O presidente do Centro de Ação Comunitária da comunidade de Rancho Novo, Carlos Fernando da Costa, afrmou que a instalação do pluviômetro é importante e trará mais tranquilidade aos moradores. “Sabendo que a Defesa Civil está monitorando a nossa região a gente fica mais tranquilo”, frisou.

Outros

Além da comunidade de Rancho Novo outro pluviômetro semiautomático foi instalado na Escola Municipal “Dr. Rui Pena – CAIC”, no bairro São João.

Também foram instalados aparelhos no 31º Batalhão de Polícia Militar e na sede do pelotão de Corpo de Bombeiros, nos bairros Belavinha e Gagé, além do distrito de Buarque de Macedo.

Os aparelhos foram fornecidos ao município por meio de convênio com CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A instalação do pluviômetro automático integra o município à rede nacional de colaboração para redução de desastres, tendo em vista que o aparelho possui um chip no qual os dados são emitidos diretamente ao CEMADEN.