Departamento de Meio Ambiente realiza ações visando desativação do lixão em Lafaiete

O Departamento Municipal de Meio Ambiente realiza na próxima segunda-feira, 20/05 uma ação visando à retirada dos catadores do lixão em Conselheiro Lafaiete. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio da Silva a ação será realizada em cumprimento a uma ordem judicial que impede a atuação dos catadores no lixão e determina o encerramento das atividades naquele local, atendendo também a recomendação da FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente) em consonância com a política nacional de encerramento dos lixões.

Major_Marco_Antonio

Segundo o diretor todos os catadores foram notificados com relação à proibição de exercer a atividade de recolhimento de materiais no lixão. Ainda de acordo com Marco Antônio a administração municipal em parceria com o Ministério Público e Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental) está construindo três galpões no bairro Lima Dias, que irão abrigar a Asmarcol (Associação de Catadores de Material Reciclável de Conselheiro Lafaiete), Ascol (Associação de Coleta de Materiais Recicláveis) e Ascopre (Associação de Coleta de Produtos Recicláveis).

“Posso afirmar que ao mesmo tempo em que devemos acabar com a catação  e com o próprio lixão, por decisão judicial, lei federal e determinação da FEAM, daremos apoio aos catadores no Centro Municipal de Reciclagem – CRM que está em construção. Fizemos reunião no lixão, confeccionamos o estatuto e vamos colocar a Ascopre atuar em seu galpão com dignidade”, disse Marco Antônio.

Também está em fase de planejamento a implantação da coleta seletiva que será feita por meio de caminhões adaptados à seleção de materiais recicláveis em apoio às entidades instaladas do Centro Municipal de Reciclagem.

A previsão é que o lixão seja desativado em 180 dias, tempo previsto para o início das atividades do aterro sanitário.