Descumprimento às normas do protocolo da Onda Roxa gera inúmeras autuações pela fiscalização

2001
0

Ações são intensificadas neste período.
Durante toda a pandemia a força tarefa composta por Fiscais da Vigilância Sanitária, Fiscais de Posturas, Polícia Militar e Guarda Municipal atuaram no combate aos abusos e descumprimentos dos protocolos sanitários. Com a reclassificação do município para a Onda Roxa pelo Governo do Estado, quando podem funcionar apenas as atividades essências, esta fiscalização tem sido intensificada. Somente nos primeiros 15 dias deste mês de março já foram feitas 04 interdições, abertos 04 processos administrativos, 32 notificações, 78 estabelecimentos receberam orientações e foram atendidas 58 denúncias.
Uma das maiores dificuldades relatadas pela força tarefa é convencer as pessoas a seguirem as normas de biossegurança, tanto comerciantes quanto clientes. Também estão sendo necessárias ações em praças e vias da cidade onde as pessoas se aglomeram, descumprindo a orientação de distanciamento social como forma de prevenção. Todo o trabalho de fiscalização tem por objetivo fazer-se cumprir normas que visam conter a disseminação do vírus, prevenindo a ocorrência de casos e óbitos por Covifd-19 e levas às pessoas a entenderem a gravidade da situação pela qual o município está passando.
Para o Prefeito Mário Marcus a situação é muito preocupante pela alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI. “Já solicitamos ao Governo do Estado a ampliação do número de leitos no município, porém se não houver uma colaboração da população, corremos o risco de um agravamento ainda maior do quadro. É necessário que as pessoas entendam que a responsabilidade é de todos. Precisamos seguir rigorosamente as orientações, usar máscaras em todos os lugares, higienizar as mãos e só sair se for estritamente necessário para preservarmos a saúde e a vida das pessoas”.
A fiscalização continua a ser realizada diariamente e intensificada durante este período. Para registro de ocorrências foi implantado o disque denúncia pelos telefones 3769-2540, atendimento de 08h as 18h e após as 18h pelos telefones 3769-3032 e 153.