Desfile cívico reúne mais de 30 mil pessoas na comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil

A quarta-feira, 7 de setembro, foi dia de homenagear a Pátria, no desfile cívico, que teve como tema a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. O evento levou à avenida mais de 30 mil pessoas, que acompanharam a demonstração de civismo e amor à Pátria das escolas e instituições civis e militares que participaram do desfile. Para marcar a comemoração de uma nação livre e democrática, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, organizaram o tradicional evento.
As Escolas Municipais Dr. Rui Pena – CAIC e Doriol Beato iniciaram o desfile e, em frente ao palanque, participaram da abertura oficial com a presença de autoridades civis e militares. Após a execução do Hino Nacional, o Prefeito Mário Marcus, ao se pronunciar, ressaltou que neste ano de 2022, o desfile cívico teve um significado muito maior, pela comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil e pelo retorno do tradicional desfile, após dois anos de paralisação, devido às restrições da pandemia do Coronavírus, duas importantes lutas vencidas pelo povo brasileiro. Ele destacou que celebrar a independência é um momento para que cada brasileiro reflita sobre a importância de se dedicar ao país, de participar, de exaltar seus direitos, cumprir seus deveres e contribuir para um mundo com mais respeito, mais igualdade, mais justiça. Falou também sobre a comemoração do aniversário da cidade, que no próximo dia 19 de setembro completa 232 anos. “Em consonância com o País,nossa cidade avança, verticalizando seus ideais rumo ao topo das suas conquistas. Conselheiro Lafaiete é parte deste Brasil gigante, e por aqui, em solo Queluziense, passou a história de liberdade deste país”, destacou o Prefeito Mário Marcus falando sobre a importância de valorizarmos nossa terra e nossa gente e de lutarmos juntos para a construção da cidade que todos queremos.
Prosseguindo o desfile desceram a avenida Escolas Municipais e Estaduais, entidades, instituições e clubes de serviços. O desfile militar contou com a presença marcante do 31º Batalhão de Polícia Militar, acompanhado da Banda da 13ª Região, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra 04-032, que abrilhantaram o desfile e proporcionaram momentos de grande emoção que marcaram a memória da cidade e do público presente.
O Prefeito Mário Marcus fez agradecimentos especiais a todos que se empenharam para participar do desfile, trazendo para a avenida parte importante da história da Independência do Brasil. Agradeceu aos servidores que trabalharam incansavelmente durante diversos dias para que o desfile pudesse ser realizado, com tranquilidade, união, emoção, alegria e descontração.
Na oportunidade, os presentes foram convidados para participarem das comemorações do aniversário da cidade. No dia 16 de setembro, a Prefeitura entrega a restauração da Casa de Cultura Gabriela Mendonça, mais um patrimônio recuperado e reaberto ao público no município e no domingo, 18, será realizado o tradicional Festival de Bandas, na Praça Tiradentes.