Desfile de 7 de Setembro terá a educação como tema

Desfile-de-Sete-de-Setembro_Educacao_Exercito_01O Dia da Pátria em Conselheiro Lafaiete será comemorado no próximo dia 07 de setembro com o tradicional Desfile Cívico e Militar, na avenida Telésforo Cândido de Resende, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura.  A programação terá início às 08h e terá como tema “Educação”.

Segundo o coordenador de Ações Pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, as escolas vão retratar na avenida o ótimo momento que passam, com destaque para o desempenho da rede municipal em avaliações externas como o Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização), Simave (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública) e a boa colocação obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pela Escola Municipal “Napoleão Reis”.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_Educacao_Exercito_02“Queremos mostrar a importância da educação para uma nação. Educação de qualidade é a garantia de uma vida melhor”, frisou Luciano que também ressaltou os recentes investimentos da administração municipal na área, como a reforma de 13 escolas, ampliação do número de escolas de tempo integral e melhoria dos itens da merenda escolar.

Além das escolas municipais também farão parte do desfile os Escoteiros, corporações musicais, Capítulo Demolay, Ordem das Filhas de Jó, Maçonaria, conselhos de direitos. Já o desfile militar terá a presença do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Tiro de Guerra.  Como atrações especiais haverá a participação de veículos blindados do 4ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Santos Dumont-MG e de caminhões do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, da cidade de São João Del Rei-MG.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_Educacao_Exercito_04Entre as novidades deste ano no desfile está a encenação do Grito do Ipiranga, o ato que marcou a independência do Brasil, em 1822. A representação teatral terá a participação dos Cavaleiros Amigos da Lua Cheia e do Clube do Cavalo, com a organização da Secretaria Municipal de Cultura.  Aproximadamente 15 cavaleiros vão remontar a cena história na avenida pela primeira vez.  A encenação marcará também o retorno dos Cavaleiros Amigos da Lua Cheia e do Clube do Cavalo ao desfile de Sete de Setembro na avenida.

Outra inovação será com relação à estrutura na avenida que contará com gradil em toda a extensão da via onde acontecerá o desfile. A estratégia será usada impedir a entrada de pessoas, principalmente crianças no meio na via durante o desfile, tendo em vista que o evento cívico contará com a participação de veículos militares e cavalos.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_Educacao_Exercito_03O prefeito de Lafaiete acredita que um grande púbico verá o desfile. “No ano passado tivemos uma multidão na avenida. O lafaietense manteve a  tradição de ver o desfile e muitos foram ver pela primeira vez um veículo militar. Este ano novos veículos virão e melhoramos a estrutura proporcionando mais segurança para quem desfila e pra quem assiste. Tenho certeza que teremos um grande público assistindo o desfile referenciando nossa pátria”, diz Dr.Ivar.

Ordem_do_Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015