Desmobilização do Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete

2900
0

A Secretaria Estadual de Saúde, (SES), por meio da Superintendência Regional de Saúde, anunciou a desmobilização de cinquenta e sete (57) leitos destinados ao tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19 na Macrorregião de Saúde -Macro-Centro-Sul-, sendo que o Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete está entre as unidades que terão seus leitos desmobilizados. A decisão foi tomada priorizando os Municípios que possuíam estruturas temporárias e baseando-se nos indicadores epidemiológicos assistenciais da Covid-19, os quais têm revelado diminuição do número de casos da doença, bem como diminuição da taxa de ocupação dos leitos em todo o Estado de Minas Gerais.
Em Conselheiro Lafaiete, além da diminuição do número de pacientes contaminados e hospitalizados, houve significativo avanço na vacinação contra Covid-19, com mais de 70% da população já vacinada com a primeira dose e aplicação da segunda dose seguindo os prazos estipulados no plano nacional de vacinação.
Após a decisão, o Município iniciou força tarefa para traçar as melhores estratégias com vistas a resguardar a segurança e assistência à saúde da população e permanecer com o fluxo para atendimento e acompanhamento dos pacientes acometidos pelo COVID-19. Neste sentido, o Município promoverá aumento dos leitos UTI ativos no Hospital e Maternidade São José, que continuará a atender como unidade hospitalar de retaguarda, passando a contar com 40 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ativos. A Policlínica Municipal continuará como porta de entrada para atendimento dos pacientes com suspeita e ou confirmação de contágio, reforçando o atendimento com mais profissionais e equipamentos na ala Covid.
Esclarecemos, portanto, que a assistência aos pacientes será ofertada com a mesma celeridade e eficiência e, em caso de eventual necessidade, declarada pela Secretaria Estadual de Saúde, poderá haver nova mobilização do Hospital de Campanha, fato que já foi acordado com a atual Direção do Hospital São Camilo, que poderá assumir a prestação dos serviços ou ceder a estrutura novamente ao Município.
O Município de Conselheiro Lafaiete encerra este ciclo confiante em dias melhores, com o avanço da vacinação e a conscientização da necessidade de respeito às medidas sanitárias de contenção da Covid-19, bem como deixa registrado a GRATIDÃO, RESPEITO e ADMIRAÇÃO a todos os profissionais que atuaram no Hospital de Campanha e que estão diretamente envolvidos em ações relacionadas ao combate à pandemia, cuja dedicação, comprometimento e atendimento humanizado jamais serão esquecidos pela população e, especialmente, pelos 992 pacientes que tiveram suas vidas tuteladas e preservadas na referida unidade hospitalar.
O Município cumpre o seu compromisso de devolver a Associação Beneficente São Camilo a estrutura requisitada, que agora conta com as melhorias executadas por meio das parcerias que permitiram a instalação do Hospital de Campanha, legado deixado a esta instituição de saúde que sempre prestou relevantes serviços à população de Lafaiete e região.