Dia das Violas de Queluz é comemorado com homenagens e muita música

Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_01Respeito ao patrimônio e aclamação à arte. Assim pode ser resumida a noite desta quarta-feira 25 de março, quando foi comemorado o Dia Municipal das Violas de Queluz.Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_02

Num primeiro momento foi realizada solenidade na Câmara Municipal, quando os vereadores e a Secretária Municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia, recepcionaram os três homenageados de 2015. Alexsandra Barbosa Gabriel, Fabrício Pereira Simões e David Tavares Vieira, receberam certificado de reconhecimento por contribuírem para a perpetuação da história das Violas de Queluz.Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_03

Familiares e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade. Também estiveram presentes, representantes das famílias Meirelles e Salgado, precursoras da fabricação das Violas de Queluz, e amantes do instrumento como o luthier José Robert André.

Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_05
Família Meirelles prestigiou o evento.

Um dos momentos mais bonitos da solenidade foi a interpretação do Hino Nacional Brasileiro tocado por Fabrício Pereira em sua viola.

Roda de Viola

Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_04
Público.

Completando a noite, a Secretaria Municipal de Cultura brindou convidados com uma autêntica “Roda de Viola”, coordenada por Valtinho Salgado.

Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_07
Violeiros.
Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_06
Roda de violeiros.
Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_09
Zé do Araguaia e Fabrício da Violla.
Dia-das-Violas-de-Queluz_Comemorado-com-homenagens_08
Rogério de Castro.

Num ambiente propício à arte da boa música – o Solar do Barão de Suaçuí, vários violeiros cantaram e tocaram suas violas, algumas do modelo “Queluz”. Entre outros, participaram da roda, Fabrício da Violla, Zé do Araguaia, Rogério de Castro, Simone do Carmo, Lagoa e Deusdeth.