Dia Internacional da Mulher é comemorado em Lafaiete

Zilda Helena abrindo o evento

Várias atividades marcaram o Dia Internacional da Mulher em Conselheiro Lafaiete, nesta terça-feira, 08 de março. Uma extensa programação dedicada às mulheres, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselheiro Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura foi realizada no Centro Cultural Solar do Barão de Suaçuí.

A primeira dama, Martha  representou as mulheres do  município
A primeira dama, Martha, representou as mulheres do município

O público feminino compareceu em grande número para participar das atividades que tiveram início na parte da manhã com a presença de autoridades municipais, quando houve a exibição de vídeos, apresentação de livro, e a roda de conversa com o tema “igualdade e sustentabilidade”. À tarde, oficina, palestras e apresentações culturais e artísticas completaram a programação.

A presidente do Cmdm, Elizabeth
A presidente do CMDM, Elizabeth

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Elizabeth Mouton agradeceu a prefeitura na organização do evento e o empenho das conselheiras na organização da programação. Elizabeth discursou sobre a importância do conselho na realização de políticas públicas em prol da mulher.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social parabenizou as mulheres e ressaltou a importância delas dentro da comunidade. Zilda Helena dos Santos Vieira frisou que mesmo com tantas conquistas, são poucas as mulheres que estão à frente de cargos importantes dentro da sociedade. “Não queremos comandar no sentido de medir força, mas é para mostrar o nosso potencial”, disse a secretária, que já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal, período em que foi a única mulher vereadora.

Oficina

A primeira dama do município, Martha Aparecida Barbosa de Araújo, ressaltou que a mulher deve ser lembrada não só na data comemorativa, mas todos os dias e que seja festejada pelo seu valor, coragem e coração. “Que a mulher seja sempre tratada com respeito. Temos que continuar essa luta de igualdade e pela valorização da mulher”, frisou.

DSC_1175

Também participante do evento, Val Andrade, vice-presidente do Coletivo ‘Ideais Coloridas’, afirmou que é preciso politicas públicas em prol à comunidade LGBT e e principalmente na área da saúde para mulheres lésbicas, bissexuais e mulheres trans, que segundo ela, encontram dificuldades desde questões complexas ás mais simples, como o acesso a serviço de saúde e até mesmo para ir ao banheiro em locais públicos. “Temos a necessidade de estar em todos os espaços para criar esse diálogo e promover essa discussão em torno desse assunto”, disse Val Andrade.

Além dos debates sobre questões como a inclusão, violência contra mulheres, alerta sobre os perigos da Zika na gravidez, houve também oficinas, exposições e intervenções artísticas e culturais.