Dia Mundial da Saúde é comemorado em Lafaiete com atividades, orientações e serviços

Nesta quinta-feira (7/4), o Dia Mundial da Saúde, que neste ano traz o tema “Nosso planeta, nossa saúde”, foi celebrado em Conselheiro Lafaiete com uma série de atividades na Praça Pimentel Duarte (Praça da Rodoviária). O evento foi organizado em parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde do Trabalhador e EMMAP (Equipe Multidisciplinar de Matriciamento e Apoio à Atenção Primária em Saúde), Lafpax e Unipac Lafaiete.
Durante toda a manhã foram oferecidos diversos serviços como aferição de pressão, glicemia, orientações sobre doença renal crônica, obesidade, diabetes, dengue, entre outras. Também foi abordada a importância da alimentação saudável na manutenção da saúde e oferecidas atividades físicas, como motivação para que as pessoas pratiquem esporte visando corpo e mente saudáveis. Os acadêmicos do curso de educação física da Unipac realizaram medição de índice de massa corporal, os alunos de medicina veterinária deram informações e orientações sobre doenças causadas pelo consumo de leite in natura, sobre leishmaniose e esporotricose. Já o curso de Psicologia realizou cadastros para atendimento na Clínica Escola de Psicologia, o atendimento é gratuito, feito pelos alunos com supervisão dos professores e a Pedagogia ofereceu um espaço lúdico para crianças realizarem brincadeiras, jogos e atividades pedagógicas.
O Secretário da Saúde Darci Tavares, visitou os estandes e participou das atividades. Agradeceu e parabenizou a Unipac e Lafpax pela parceria, que muito contribuiu para o evento. Ele ressaltou a seriedade deste dia, uma data para lembrar a todos da importância de cuidar da saúde como um todo, corpo e mente. Para isto cuidar da alimentação, praticar alguma atividade física e adotar hábitos saudáveis, visando sempre a saúde e bem estar. “Estamos trabalhando para uma saúde melhor para todos e vamos sempre apoiar iniciativas como esta que têm como objetivo orientar às pessoas sobre como prevenir doenças e manterem-se sempre saudáveis”.