Dia Municipal das Violas de Queluz é comemorado em Conselheiro Lafaiete

703
0

Durante sessão realizada na noite de quinta-feira 10/04 na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, a Secretaria de Cultura promoveu a solenidade alusiva ao Dia Municipal das Violas de Queluz, comemorado em 29 de março. 
violas_queluz_01
A importância das Violas de Queluz como patrimônio histórico e cultural do município de Conselheiro Lafaiete foi ressaltado pela secretária de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia. Ela lembrou ainda dos tempos em que cidade se tornou conhecida nacionalmente pela fabricação das violas que eram produzidas pelas famílias Meirelles e Salgado entre o final do século XIX e início do século XX. “Nosso maior sonho é ver novamente as violas serem produzidas em Lafaiete”, frisou. 
violas_queluz_02
Durante o evento foram prestadas homenagens ao Promotor de Justiça, Glauco Peregrino, em razão do apoio do Ministério Público ao projeto de resgate da história das Violas de Queluz no município.
violas_queluz_03
O senhor Eustáquio Peixoto, antigo músico e tocador de viola também recebeu homenagem por fazer parte da uma época marcante protagonizada pelos violeiros da cidade com apresentações que ficaram na historia da cidade.

Também recebeu homenagem o programa Terra de Minas, da Rede Globo Minas, que no ano passado exibiu uma edição especialmente voltada para a história das Violas de Queluz. A equipe do Terra de Minas foi representada pelo editor de imagens, Elias Cacharrel.