Educação Especial foi tema de palestra para educadores

2269
0

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade São Braz, promoveu a Palestra “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: da teoria à prática” / “Adequações Curriculares: um guia para nortear a prática pedagógica”. O evento aconteceu no Centro Cultural da Escola Estadual “Narciso de Queirós” e contou com a presença de diretores, professores, educadores, coordenadores, gestores da educação, especialistas, analistas educacionais, pedagogos, servidores, familiares e comunidade escolar.
O tema foi apresentado pela Professora Ms. Wânia Boer, que é graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Mental, Psicopedagogia e possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial). Atuou por mais de 32 anos na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo como Pedagoga Especializada na área da Deficiência Intelectual e foi Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico na área de uma diretoria de ensino e Diretora do CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado, possuindo, assim, vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.
A Educação Especial no âmbito educacional se ocupa do atendimento nas redes de ensino, públicas e privadas, de todo aluno com necessidades educacionais especiais, cuja deficiência pode ser: intelectual, cognitiva, de caráter complementar ou suplementar à formação dos mesmos, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas, dentre tantas outras.

Durante a apresentação foram analisadas em uma linha do tempo a evolução histórica do conceito de Educação Especial e das pessoas com deficiência intelectual e seus avanços, fazendo com que o público presente refletisse sobre os aspectos legais que embasam o processo de inclusão. A Professora Wânia apresentou um entendimento do que é e como se dá o processo de inclusão escolar, que assegura o ingresso e permanência de todas as crianças, além do acesso a aprendizagem focalizada nas potencialidades e funcionalidade e planejamento de toda a equipe escolar.

Foi feita uma importante análise do papel do professor da sala regular, do professor de AEE-Atendimento Educacional Especializado e de todas as legislações que embasam tal processo de inclusão escolar. Um paralelo entre princípios básicos da BNCC, desenvolvimento de aprendizagem e da inclusão educacional e como precisam ser realizados os encaminhamentos necessários para atender as especificidades dos alunos, também foram abordados.

O Prof. Moisés Matias Pereira, Secretário Municipal de Educação, ressaltou que a administração municipal tem um olhar diferenciado para a inclusão e vem estruturando sempre as práticas educacionais nesta área. Afirmou que neste percurso os Monitores de Educação Inclusiva estão preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, que são acolhidos e integrados nas classes regulares e que este avanço transforma a concepção do ensino especializado na Rede Municipal de Ensino e proporcionando o direito a educação que é para todos. Destacou também o trabalho das escolas municipais em relação à inclusão, oferecendo todo o apoio pedagógico em paralelo as aulas regulares, de modo a atender satisfatoriamente às necessidades desses alunos no Sistema.

O Secretário ressaltou ainda que se sentiu muito gratificado com a participação expressiva dos servidores no encontro, realçando que foi enviado um convite ao público que abraçou a proposta prontamente, comprovando que a educação municipal está no caminho certo. Por fim, asseverou que acredita muito neste trabalho e na importância da capacitação, pois através da formação continuada novas possibilidades são repensadas em favor do ensino-aprendizagem.

O público participante receberá um curso gratuito de Libras, com o tema “Libras para Surdocegueira”, ofertado pela Faculdade São Braz.