Encontro Gerencial com diretores das escolas e equipe gestora da Semed

Foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, na última quarta-feira, 10/07, mais um Encontro Gerencial, que contou com a presença dos diretores das escolas e equipe gestora da Semed.
A agenda marcou o fechamento das atividades do primeiro semestre letivo de 2019, antes do recesso escolar do mês de julho e também sinalizou as primeiras ações do próximo semestre.
Participou ainda a Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, que abordou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência à escola também é exigida.
A Secretária ressaltou também sobre o Projeto de Resgate a Infância do Ministério Público do Trabalho. Por fim, destacou o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o município, a Vale, com interveniência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Conselheiro Lafaiete, em novembro de 2017.
Dentro da pauta foi programada também a participação do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Geraldo Lafayette, que repassou as orientações prévias da programação prevista para o Desfile Cívico de 7 de Setembro.
A Diretora do Departamento de Ação Pedagógica, Heloísa Gontijo, reforçou em sua fala a importância do momento de reflexão e de planejamento de ações educacionais visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Realçou o Atendimento Educacional Especializado que vem sendo realizado pelas Monitoras de Educação Inclusiva aos alunos com necessidades especiais, bem como o trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais.
O Gerente dos Serviços Administrativos, Adão Roberto Meireles, destacou que os apontamentos permitem conhecer de perto as ações e o trabalho desenvolvidos pelas equipes administrativas das escolas.
A Nutricionista Francislaine Beatriz, esclareceu aos presentes sobre a logística da entrega da merenda escolar e informou que a partir do segundo semestre terá a presença mais constante nas escolas.
A Inspetora Educacional, Glória Araújo, aproveitou para ressaltar sobre a Lei Municipal nº 5878/17 que trata da política Antibullying nas escolas do Sistema Municipal de Ensino e orientou sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos. Assegurou que a palavra de ordem é cortesia.
Cibele Barbalho, do Departamento de Ação Pedagógica, evidenciou sobre o Projeto Bate Papo com os Professores, promovido pelo Conselho Municipal de Educação, quinzenalmente, nas terças-feiras, sendo abordado pelos palestrantes diversos temas na área educacional e convidou a todos para participarem dos encontros. As inscrições são on line.
Em seguida, Thaíza Carla, Chefe de Seção de Patrimônio, enfatizou a proximidade da realização do leilão dos bens inservíveis recolhidos nas escolas nesta gestão.
Demais informes foram instruídos pelo Secretário Municipal de Educação, Prof. Moisés Matias, que pontuou ser de extrema importância para o aprimoramento do processo pedagógico da Rede Municipal de Ensino esta troca de experiências, transmitida pelos gestores, bem como a organização administrativa das equipes dos demais setores da Semed.
A avaliação do momento de reflexão e planejamento pelos presentes foi muito positiva.