Escola Municipal Júlia Miranda Nogueira comemora 50 anos

Escola-Municipal-Julia-Miranda_01
Escola Municipal “Júlia Miranda Nogueira”.

A Escola Municipal “Professora Júlia Miranda Nogueira”, no bairro São João, em Lafaiete, comemora no próximo dia 25/09, sexta-feira, 50 anos de fundação. Para comemorar a data festiva a escola promoverá uma solenidade às 19h, nas dependências do educandário, que será marcada por homenagens à ex-alunos, ex-funcionários e ex-diretores que fizeram parte da história da “Julia Miranda”.

Diretora_Joana-DArc_Escola-Municipal-Julia-Miranda_01
Diretora da Escola Joana D’Arc.

A diretora da escola, Joana D’Arc de Assis Lopes ressaltou que a comemoração dos 50 anos é importante não só para a escola, mas também para a cidade. “A Escola Júlia Miranda está situada num dos maiores bairros da cidade. Há um respeito muito grande pelo trabalho que é desenvolvido nela”, frisou.

Atualmente a Escola “Júlia Miranda Nogueira” atende aproximadamente 500 alunos, de 04 e 05 anos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A escola atua com projetos e parcerias com o objetivo de melhorar as condições de ensino-aprendizagem, visando o conhecimento para sempre.

História

Em 1965 por meio do Deputado Agostinho Campos Neto o conjunto de casas que funcionavam como escola recebeu o nome de: Escolas Combinadas Professora Júlia Miranda Nogueira. O nome é uma homenagem aos serviços prestados pela professora que lecionou nas escolas estaduais: “Inconfidência” e “Domingos Bebiano”, onde também foi diretora, além da Escola Estadual “Chiquinho Paiva”, em Capela Nova.

Através do decreto Nº 9641 de 28 de Janeiro de 1966, a escola foi reconhecida e começou a funcionar em prédio alugado à rua Dr. Francisco Pereira, s/nº. Com acréscimo de matriculas e frequência foi transferida para Rua Amazonas, nº112, posteriormente para o nº55, da mesma rua por ser mais amplo. A fim de atender a demanda de matrículas, tornou-se imperativo alugar salas, funcionando em dois prédios até 1972. A partir de 1972, ganhou um estabelecimento próprio que foi denominado: Escola Estadual “Professora Júlia Miranda Nogueira”. Através da Lei nº 4211/97 de 11 de setembro de 1997, ocorreu a municipalização com a denominação de Escola Municipal “Júlia Miranda Nogueira”.