Escolas Municipais de Lafaiete se destacam na OBA

Alunos das escolas públicas e particulares de Conselheiro Lafaiete conquistaram 102 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes das escolas municipais conquistaram o maior número de medalhas.

Das 102 medalhas, 70 foram para alunos da rede municipal, 28 para estudantes da rede particular e 04 do ensino federal (IFMG)

Das 70 medalhas conquistadas por estudantes da rede municipal de ensino, 11 são de ouro, 26 de prata e 36 de bronze. A Escola Municipal “Marinho Fernandes”, do bairro São Judas Tadeu foi a que teve o maior número de alunos premiados alcançando 16 medalhas, sendo 03 de ouro, 10 de prata e 03 de bronze.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivar, comemorou o resultado e afirmou que o desempenho da rede municipal na OBA é a prova de que a educação do município avançou. “Fico feliz com os nossos alunos que mostraram o seu conhecimento em uma Olimpíada onde estudantes do Brasil inteiro participam. Isso é motivo de orgulho para nós e mostra que estamos certos em priorizar a educação e nivelar a qualidade do ensino nas escolas. Hoje alunos de várias escolas são premiados, inclusive na Olimpíada Brasileira de Matemática , onde também estão dando um show. Parabéns a todos os alunos premiados com medalhas”, disse.

A olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceira com a Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.  O objetivo da ação é levar as ciências espaciais para as salas de aula, despertando o interesse dos jovens.

A OBA é aberta a participação de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.