Ex-combatentes são homenageados durante desfile de 07 de setembro em Lafaiete

Em comemoração ao dia da Independência do Brasil, foi realizado o desfile cívico/militar de 07 de setembro em Conselheiro Lafaiete, organizado pelas Secretarias de Educação e de Cultura. O desfile deste a no foi marcado pela emoção, pontualidade e técnica, transcorrendo de forma ordeira e sem incidentes.

Um “Bandão”, composto por integrantes das corporações: União Musical Nossa Senhora das Graças, Grêmio Musical 12 de Outubro, Banda dos Aposentados Campo Alegre dos Carijós e a Banda Cultura Racional Universo em Desencanto abriu o desfile.

Abordando o tema: “Expedicionários, nossos heróis lafaietenses”, o desfile rendeu homenagem aos combatentes que lutaram junto com os países aliados (EUA, França, URSS, Inglaterra, França, entre outros) contra o Eixo (Itália, Alemanha e Japão). A Força Expedicionária Brasileira (FEB) combateu ao lado dos Aliados a partir de 1944, quando foram enviados cerca de 25 mil expedicionários brasileiros à Itália, dos quais 71 lafaietenses, que foram lembrados no desfile.

Mostrando civismo e respeito à pátria as escolas municipais Professor Doriol Beato, Professora Nilce Moreira, Napoleão Reis, Professor Luiz Carlos Gomes Beato e Meridional levaram para avenida a história dos bravos soldados que hoje fazem parte da história da cidade. O momento mais emocionante ocorreu durante o desfile da escola Napoleão Reis quando o ex-combatente, João Fortunato de Oliveira desfilou em carro aberto recebendo aplausos do público e autoridades.

Com criatividade e sintonia as baterias das escolas deram um show à parte no desfile que teve ainda a participação do Grupo Escoteiros 147 Inconfidência Mineira, Projeto Ação e Movimento do Núcleo de Assistência a Saúde da Família – NASF, Capítulo Demolay Fraternidade Queluziana e Bethel – Anjos de Luz da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Ainda passaram pela avenida o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, o Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar e o Tiro de Guerra 04-032 que encerrou o desfile.

O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto que acompanhou o desfile no palanque oficial ao lado de autoridades civis e militares, parabenizou as agremiações que participaram e destacou a homenagem aos expedicionários como um reconhecimento ao heroísmo dos soldados que lutaram na segunda guerra mundial.

Dr. Ivar lembrou ainda que em breve a administração municipal entrega a revitalização da Praça da Bandeira, onde se encontra um monumento dedicado aos ex-combatentes.