Fim de semana comemorativo 225 anos da cidade

Fim-de-semana-comemorativo-225-anos-Lafaiete_04
Solenidade câmara.

O fim de semana de aniversário de Conselheiro Lafaiete terá diversas ações para marcar os 225 anos da cidade, comemorados no próximo sábado, dia 19 de setembro.

Fim-de-semana-comemorativo-225-anos-Lafaiete_05
Solenidade câmara – Público.

Nesta quinta-feira (17) a Câmara Municipal realizou sessão solene para entrega das horarias: título de cidadania honorária, Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alfredo Laporte” e certificado de honra ao mérito às pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade em diversos campos de atuação.

Fim-de-semana-comemorativo-225-anos-Lafaiete_03
Semana do Desenvolvimento Econômico.

Prossegue até sábado (19) a programação da II Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com palestras e oficinas com foco em temas como a indústria e comércio, agropecuária, turismo e sustentabilidade, geração de emprego e renda, diversificação da economia local e melhoria da qualidade de vida. Na sexta-feira (18) haverá gincana ambiental na escola Municipal Meridional às 8h; Mesa Redonda Minas Fácil com participação da Junta Comercial de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, e outros, na sede da Adecol às 9h; Palestra da Emater no Centro Cultural Solar do Barão do Suaçuí às 10h; Oficina Turismo na Escola, no Parque Florestal às 14h.

Fim-de-semana-comemorativo-225-anos-Lafaiete_01
Prato do Sobrado e Cia.

Dentro da programação da Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, acontece até domingo (20) o Lafaiete Sabores – Circuito Gastronômico de Bares. Resgatando os sabores da gastronomia local, bares e restaurantes da cidade criaram pratos que homenageiam Lafaiete, através de nomes de personalidades históricas, bairros e monumentos, como Lafayette Ninho do Sabor, Picanha dos Carijós, Real Vila de Queluz, Tesouro de Minas, Lombo do Solar Nascimento e Violas de Queluz. Participam do  Circuito Gastronômico: Arnesto Butequim Cultural, Bar do Pablo, Botequim 22, Sobrado e Cia,  Espetacular Espeteria Gourmet, King Grill, Marlene’s Spaghetto, Restaurante Mirante, Sallum Bar e  Restaurante, Via 800, Villas Gourmet  e Whiskritório Café Bar.

Cada estabelecimento elaborou um prato para o evento, que terá preço único/individual de R$20,00.  Nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira) o circuito gastronômico terá início às 18h. No sábado (19) e domingo (20) começa mais cedo, ao meio-dia. Mais informações e o cardápio completo estão disponíveis na página do circuito no Facebook: www.facebook.com/lafaietesabores.

Fim-de-semana-comemorativo-225-anos-Lafaiete_02
Festival de Bandas.

No dia 20/09, domingo, acontece o tradicional Festival de Bandas a partir das 9h na Praça Tiradentes. O festival contará com a participação de 13 bandas de música de Lafaiete e de outras cidades da região, como Brumadinho, Piranga, Caranaíba, Lamim, Catas Altas da Noruega, Itaverava e Ouro Branco. Haverá desfile individual das corporações e a formação de um bandão para execução do hino nacional e os parabéns perla passagem do aniversário de Conselheiro Lafaiete. Já a Banda Santa Cecília executará o hino de Lafaiete. Dois músicos receberão homenagens: Ivo Cordeiro dos Santos (in memoriam) e Jorge Senra dos Reis.

No domingo também acontecerá a inauguração do Viaduto Padre Arnould, construído pela empresa MRS Logística em parceria com o Ministério Público e prefeitura. A solenidade oficial acontecerá no inicio do viaduto na rua Tapajós, bairro Carijós, às 10h.