Hospitais de Lafaiete são contratualizados e receberão suporte financeiro do Governo Federal

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto confirmou na quarta-feira 04/12  durante o programa de rádio institucional da prefeitura “Lafaiete em Ação”, a contratualização com os hospitais do município. Isso significa o repasse de recursos financeiros para os hospitais por meio do Ministério de Saúde, permitindo também a ampliação dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na última semana representantes dos hospitais Maternidade São José, São Camilo, São Vicente e Queluz assinaram a contratualização, que é um contrato de prestação de serviço entre as unidades de saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A partir da contratualização os hospitais, cumprindo metas estabelecidas passam a receber suporte financeiro mensalmente do Ministério da Saúde, por meio do IAC – Incentivo a Contratualização.

O secretário municipal de Saúde, Wagner Costa, afirmou que a prefeitura assessorou os hospitais para que fosse possível organizar toda a documentação exigida em tempo recorde; o que permitiu que as unidades de saúde recebam um montante retroativo referente aos meses de agosto/2013 a novembro/2013. A partir daí eles começam a receber mensalmente os valores fixados em portaria. “É um grande avanço. Os hospitais ganham, mas, toda a cidade vai ganhar. Um hospital contratualizado pode receber vários incentivos, seja da esfera estadual ou federal, e isso vai refletir na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários”.

O prefeito Dr. Ivar ressaltou o empenho da administração municipal na viabilização do processo que segundo ele, significa não só dar um suporte financeiro aos hospitais de Lafaiete que estavam em dificuldades, mas também melhorar o atendimento a população. “Fizemos a nossa parte, a secretaria de Saúde não mediu esforços para que tudo ocorresse em tempo necessário dentro do exigido. E nossos hospitais merecem e precisam desta ajuda financeira, que já deveria ter vindo há muito tempo. Mas, a partir de agora chegará. Estamos muito felizes com isso”, frisou.

Segue abaixo tabela dos valores a serem recebidos pelos hospitais:

Hospitais

IAC retroativo