Inaugurada sede integrada dos Bombeiros, Samu e Defesa Civil

???????????????????????????????

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 09/06, foram inauguradas as novas instalações de base do SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e da Defesa Civil que agora funcionarão integradas à 2ª Cia do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete. Várias autoridades civis e militares participaram da solenidade.

???????????????????????????????

Para a construção das bases a prefeitura aplicou aproximadamente R$234mil,parte do valor oriundo da devolução de recursos pela Câmara Municipal no final de 2014. A ação visa melhorar as condições de trabalho dos bombeiros e permitir melhor integração com o Samu e Defesa Civil. A nova base do Samu conta com alojamento e sala de operações e de higienização, instalados em um espaço confortável e adequado ao trabalho da unidade de resgate.

Almoxarifado

Sala de Higienização do Samu

Bases do Samu e Defesa Civil e garagem ampliada

Alojamento do Samu

Materiais da Defesa Civil estocados na nova base

A Defesa Civil que já funciona no quartel do Corpo de Bombeiros conta agora com uma base para armazenamento e estoque de materiais. Além da construção das bases do Samu e da Defesa Civil houve a ampliação da garagem coberta em estrutura metálica e colocação de piso armado para atendimento das viaturas dos Bombeiros e do Samu.  No local ainda foi construída uma vala de manutenção e caixa de separação para revisões e consertos dos veículos. Os alojamentos dos bombeiros também foram revitalizados com pintura e completas revisões elétricas e hidráulicas, além da substituição das portas do vestiário. Divisórias foram construídas no vestiário feminino.

???????????????????????????????

Durante a solenidade o prefeito de Conselheiro Lafaiete ressaltou que o funcionamento das três unidades em um mesmo espaço é pioneiro e exemplar.  “Estamos felizes por realizarmos uma obra que vai ser relevante para Lafaiete e região. Tenho certeza que as ações de resgate vão melhorar ainda mais com a integração destas três importantes instituições  que são Bombeiros, Samu e Defesa Civil”, disse.

???????????????????????????????
Nova sala de operações do Samu

O Subchefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel BM, Edson Alves Franco agradeceu ao prefeito Dr. Ivar e parceiros na concretização da obra e destacou o esforço de todos em um momento de crise financeira. “É um grande marco conseguir inaugurar uma obra desse tamanho porque mostra que com trabalho de todos podemos construir um país melhor”, afirmou.

Equipe do Samu

A Secretária Executiva do Samu da Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, Ormesinda Barbosa afirmou que a integração entre o Serviço Móvel de Urgência e o Corpo de Bombeiros melhorará o tempo-resposta de atendimento das ocorrências, o que salva vidas. Segundo a secretária também evitará o deslocamento desnecessário de ambulâncias de Bombeiros e Samu, por exemplo, para um mesmo local, quando bastaria apenas uma.

O comandante da 2ª Cia de Corpo de Bombeiros, Cap. BM. Ronaldo Rosa de Lima agradeceu o empenho da prefeitura e de vários parceiros que contribuíram para que as bases fossem construídas. O comandante afirmou que a integração entre Samu, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros era um sonho antigo que se tornou realidade e vai melhorar as ações no município e na região.

???????????????????????????????

Também participaram da solenidade o secretário municipal de Administração e Defesa Social, José Célio Fonseca da Cunha; o omandante do 31º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Sergio Henrique Cardoso; o Comandante da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, Maj. BM. Emerson Ramalho dos Santos; o gerente de Defesa Civil do município, Carlos Alberto de Oliveira; o promotor de justiça, Dr. Glauco Peregrino, além de vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades e representantes da comunidade.