Informações sobre o enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete levando em conta seu compromisso com a transparência, vem a público esclarecer dúvidas diversas relativas ao COVID-19 recebidas em nossas redes sociais:

Das pessoas com resultado positivo, quantas estão internadas? Alguma no CTI? Qual estado de saúde delas?
Dos pacientes positivos, apenas um está internado, no CTI, e vem mantendo quadro estável.

São casos de contaminação comunitária?
Em 20 de março o ministro da saúde declarou o reconhecimento da transmissão comunitária em todo o território nacional. Este tipo de propagação é caracterizado no momento em que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa.

Quantos testes já foram feitos pelo SUS em Lafaiete?
Até o momento, todos os 89 testes de PCR foram realizados na Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte, laboratório de referência do estado, rede pública.

Os casos confirmados fizeram testes particulares?
Dos 18 casos confirmados, 4 foram realizados na rede pública e os outros 14 na rede privada.

Por que não falam das pessoas curadas?
A nomenclatura que vem sendo utilizada pelo Ministério da Saúde é casos recuperados que são os casos confirmados de coronavírus que receberam alta hospitalar ou os pacientes que, sem terem precisado de internação, não apresentam mais sintomas. Então, para divulgar os casos recuperados precisamos monitorá-los por 14 dias. Sendo assim, hoje 05/05 já temos 11 casos recuperados.

Qual critério é usado para as pessoas serem colocadas em monitoramento? Elas fazem teste já que estão sob suspeita?
De acordo com a ATUALIZAÇÃO TÉCNICA AO PROTOCOLO DE INFECÇÃO HUMANA PELO SARS-COV-2 N° 03/2020 – 03/04/2020 um caso é definido como suspeito quando: Definição 1 – Síndrome Gripal

(SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória. Em Crianças (com idade menor de 2 anos): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em Idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como: sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo com síndrome gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU Pressão persistente no tórax OU saturação de O2 < 95%em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose). Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa do nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

A mesma Atualização Técnica define quais os casos indicados para coleta de amostra (PCR), a saber: todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – hospitalizados; profissionais de saúde sintomáticos (neste caso, se possível, priorizar  Teste Rápido e profissionais da assistência direta); todos os óbitos suspeitos, e em casos de surto de Síndrome Gripal em locais fechados (ex.: asilos, unidades prisionais etc)

Qual perfil dos casos confirmados em Lafaiete?
O perfil até o momento se dá da seguinte forma:
Sexo feminino: 8 casos
Sexo masculino: 10 casos

Faixa etária:
20 a 29 anos : 6 casos
30 a 39 anos: 1 caso
40 a 49 anos: 1 caso
50 a 59 anos: 5 casos
> 60 anos: 5 casos

Abaixo boletim de hoje 05/05/2020: