Informe importante: COVID 19

2393
0

O monitoramento da situação epidemiológica é feito diariamente e a prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que continua acompanhando a evolução dos indicadores epidemiológicos em relação a Covid-19 durante esta semana. A próxima análise será crucial para definição de novas ações de enfrentamento e protocolos sanitários.
Segundo o setor de saúde, sobretudo, devido a volta das festividades de Natal e Réveillon, os próximos dias serão decisivos. No entanto, todas as decisões serão tomadas com muita responsabilidade e após a análise da situação considerando a capacidade de atendimento hospitalar e nível da taxa de confirmação de novos casos.
A preocupação atual está em relação a situação de municípios que compõem a macrorregião de saúde, que já não contam com leitos disponíveis, sendo que estes pacientes são encaminhados a outros municípios referenciados pelo SUS, como Conselheiro Lafaiete, que tem recebido pacientes de diversas cidades.
O grupo da área da saúde criado recentemente, composto por profissionais do município e SRS/Barbacena, está monitorando diariamente o quadro e a qualquer momento a cidade poderá regredir à Onda Vermelha, caso haja aumento significativo dos índices da taxa de ocupação de leitos de UTI e/ou Clínicos COVID-19. Caso aconteça a regressão só poderão funcionar no município os serviços essenciais, ficando fechados os demais estabelecimentos
A Secretaria de Saúde alerta mais uma vez que para evitar a regressão é necessário que os cuidados continuem sendo tomados por todos, principalmente evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos. A colaboração de todos é de fundamental importância neste enfrentamento.