Início da vacinação contra covid-19 para crianças de 1 ano a 2 ano 11 meses e 29 dias COM COMORBIDADES

949
0

A Secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete dará início na próxima quarta-feira dia 07 de dezembro, a vacinação contra a Covid-19 de crianças COM COMORBIDADES de 1 ano a 2 anos 11 meses e 29 dias completos até a data da aplicação. A imunização será realizada na Unidade Central de Vacinação no horário de 13:00 às 17:00 horas. Destacamos que este horário o atendimento na Unidade Central de Vacinação será EXCLUSIVO para aplicação da vacina Pfizer Baby. (Neste dia à vacinação de rotina das demais vacinas podem ser administradas nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família dos bairros).
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as seguintes comorbidades:
– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
– Hipertensão arterial estágio 3;
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
– Insuficiência cardíaca (IC);
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Síndromes coronarianas;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e Pericardiopatias;
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Cardiopatias congênitas;
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
– Doenças neurológicas crônicas;
– Doença renal crônica;
– Imunocomprometidos;
– Hemoglobinopatias graves;
– Obesidade mórbida;
– Síndrome de Down;
– Cirrose hepática.
Para se vacinar, as crianças não podem ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. Além disso, devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização (Disponivel aqui) para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.
No momento da a aplicação, a orientação é que apresente comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.