Lafaiete comemora a Semana dos Museus 2023

A Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete está comemorando a 21ª Semana Nacional dos Museus, com diversas exposições e atividades no Museu Ferroviário e no Museu Antônio Perdigão. Nesta edição o tema proposto é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.
Tem sido uma semana de diversas atividades culturais e artísticas, exposições e palestras que que estão sendo realizadas em ambos os espaços. A abertura aconteceu na segunda-feira,15, no Museu Antônio Perdigão, com a inauguração da exposição “A tênue linha entre a sanidade e a loucura, do abstrato ao figurativo, do simbólico ao diabólico”, com exposição de pinturas e modelagens de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Conselheiro Lafaiete. A noite contou também com a posse dos membros do Conselho de Políticas Públicas Culturais.
No dia 16/5, foram oferecidas aulas de Bordado com Pedrarias, com a professora Márcia Albino e Grupo Movimento, Arte Terapia com Criação Musical com o professor Michel Antonucci e Bordado Livre e Crochê com a professora Fátima Paixão.
Na manhã de quarta, 17, no Museu Ferroviário, aconteceu uma palestra ministrada pela equipe do setor de sustentabilidade da MRS Logística para alunos da Escola Estadual Lopes Franco e grupo de escoteiros.
Nesta quinta, 18, data em que se comemora o Dia Nacional de Museus, o Museu Antônio Perdigão recebeu as alunas da professora Maria Néria para aula de bordado e crochê.
Nesta sexta-feira, 19, a programação continua com aula de criação musical com o professor Michel Alves para os alunos do Projeto Faço Arte e aulas de Tricô e Hardanger com a professora Eliane Mendes.
O encerramento será realizado no dia 21 de maio, às 9 horas, com retreta das bandas civis da cidade, em frente ao Museu Antônio Perdigão, na Praça Tiradentes.