Lafaiete defende suas prioridades em Fórum Regional de Governo

Lafaiete_Prioridade_Forum-Regional-Governo_02Aconteceu nesta quarta-feira (12/8) em Barbacena a segunda rodada do Fórum Regional de Governo no Campo das Vertentes, com o objetivo de debater com a sociedade civil e autoridades ações prioritárias para a região.

Cada território é composto de microterritórios de desenvolvimento, que têm o objetivo de reconhecer as especificidades de cada grupo menor de municípios. No caso do Campo das Vertentes, os microterritórios são Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.

Lafaiete_Prioridade_Forum-Regional-Governo_01
Fórum Regional de Governo.

O prefeito de Lafaiete, Dr.Ivar, que participou da primeira etapa em São João del Rei, ontem esteve também em Barbacena, acompanhado dos secretários municipais Zilda Helena dos Santos Vieira (Desenvolvimento Social) e Alessandro Dalla Vedova (Desenvolvimento Econômico), o chefe de Gabinete, Adriano Beato e o assessor Lysippo da Silva Araújo. Atendendo convite do prefeito, também participou o ex-secretário adjunto de Saúde, Roberto Santana, que antes de seu recente afastamento do cargo trabalhou na elaboração das prioridades da área da saúde que previamente foram enviadas à organização do Fórum Regional, atendendo solicitação do Governo do Estado.

Lafaiete_Prioridade_Forum-Regional-Governo_03
Alessandro Dalla Vedova fazendo leitura dos temas do Des. Econômico.

“Fizemos um trabalho prévio e encaminhamos nossas prioridades em todos os setores para o Governo do Estado conforme foi solicitado. Entre elas, na saúde, a conclusão do hospital regional, implantação da rede cegonha, uma nova política para  reorganização da rede de urgência e emergência  e  ampliação de equipes de PSF’s. Lá durante o fórum tive a oportunidade de expressar verbalmente nossas necessidades e defender nossas prioridades; assim como fizeram outras pessoas com real interesse no bem da coletividade do nosso povo”, afirmou.

Cinco eixos temáticos são priorizados nos fóruns: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; segurança pública; saúde e proteção social; educação e cultura.

O secretário lafaietense Alessandro Dalla Vedova, que também é presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba – CEDECAP foi designado como relator do eixo Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico. “Foi muito produtivo o debate sobre estas questões. E o trabalho que o Cedecap vem fazendo ajudou bastante no apontamento de sugestões de desenvolvimento econômico para a região”, afirmou.