Lafaiete em ação no bairro São Judas Tadeu

O Projeto “Lafaiete em Ação – Comunidade e Prefeitura Unidas!” esteve nos últimos dias realizando obras e ações no bairro São Judas Tadeu e o encerramento aconteceu no sábado 31/08 com a presença de todas as secretarias que compõem a administração municipal. No evento foram oferecidas orientações de saúde e aferição de pressão arterial, acolhimento das reivindicações da comunidade pela ouvidoria municipal, brincadeiras pedagógicas, esportivas e de recreação, além de esclarecimentos sobre projetos como Bolsa-Família, CRAS, dentre outros.

Entre as ações realizadas, o secretário de Obras, Túlio Dutra enumerou capina, limpeza, operação “tapa-buraco”, pintura de meio-fio, revitalização de uma escada de acesso entre as ruas José Anastácio e José Antônio Lara, quebra-molas e pintura de faixa de pedestre em frente à Escola Municipal “Marinho Fernandes”, além de complemento de asfalto na rua Laudionor Pereira Zebral e parte da rua Geraldo Tomercindo Costa. O secretário ressaltou que também foi feito o patrolamento na rua Sebastião de Paula que liga o bairro à BR 482, e a revitalização de uma pracinha próximo à rua José Antônio Lara com a colocação de piso cimentado e bancos. Túlio frisou ainda que os serviços realizados foram sugeridos pelos próprios moradores do bairro São Judas Tadeu. “Dentro das nossas possibilidades procuramos atender as principais reivindicações dos moradores. É muito importante a nossa ligação junto à comunidade”, disse Túlio Dutra.

O prefeito, Dr. Ivar, que acompanhou o projeto no bairro disse que esta é mais uma ação dentro da proposta de implantar um novo modelo de administrar a cidade que conta com a participação popular. “Somente indo ao local, ouvindo e analisando as demandas, as necessidades e os anseios da população é que se torna possível tomar algumas medidas que vão ao encontro dessas solicitações”. O prefeito citou ainda as principais reivindicações que ouviu dos moradores que inclui a melhorias do Campo Nova Geração, que de acordo com a comunidade pertenceria ao município. Para este pedido Dr. Ivar  afirmou que irá verificar e caso o local seja realmente de propriedade pública, será regulamentado e entregue à comunidade. Também citou a situação do Ribeirão Ventura Luiz que recebe grande descarga de esgoto. Ele mencionou que a responsabilidade é da Copasa e que a administração irá cobrar o cumprimento dos deveres que a concessionária tem com o município.

A diretora da Escola Marinho Fernandes, Mara Cristine Simões Oliveira, que convive diariamente com a comunidade local fez avaliação positiva do Lafaiete em Ação. “A comunidade ficou muito feliz com as intervenções feitas , principalmente para garantir a segurança na porta da escola com a instalação de quebra molas e sinalização”, destacou.

Os Vereadores Pedro Américo e Carlos Magno (ambos do PT) e Sandro José (PRTB) que também estiveram presentes ao encerramento do projeto no bairro aprovaram a iniciativa da administração. Pedro Américo disse que muitas vezes a população tem dificuldade de procurar os setores da prefeitura para fazer suas reinvindicações devido a horários de trabalho, mas com a aproximação da administração com o público abre uma possibilidade de o cidadão fazer suas reclamações e dar suas sugestões. “A gente tem que ir ao povo, pois as pessoas às vezes não podem ir até a gente. Independente de partido tudo que for bom para a comunidade a gente tem que apoiar”, concluiu Pedrinho. Já o Vereador Carlos Magno parabenizou a administração e destacou que como vereador do bairro, recebe muitos pedidos de antigas reivindicações que tem passado à prefeitura e com esta aproximação estes pedidos são reforçados. Quanto à participação popular ele enfatiza “é muito importante, pois a comunidade vem e tem oportunidade de conversar com os secretários”.

O prefeito Dr. Ivar afirmou que o projeto será levado a todos os bairros da cidade e que a administração está de portas abertas para receber e ouvir as reivindicações e críticas da  população, ações que fortalecem a administração.