Lafaiete está inserida em território de desenvolvimento do Governo

Governador_Fernando-Pimentel
Governador Fernando Pimentel.

O governador Fernando Pimentel assinou nesta terça-feira (9/6), decreto que cria os Fóruns Regionais de Governo. O objetivo é incluir a população no processo decisório das ações governamentais, com a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.O Governo de Minas dividiu o Estado em 17 partes, chamadas de “Territórios de Desenvolvimento”. Em cada um destes territórios serão realizados os fóruns regionais. Conselheiro Lafaiete está inserida no “Território de Desenvolvimento Vertentes”.

Conselheiro Lafaiete foi representada no evento pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Alessandro Dalla Vedova, que também é presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba – CEDECAP.

CEDECAP_Governo-Estado_01
Alessandro Dalla Vedova no lançamento do programa.

“Mais uma vez observamos que a nova gestão do Governo do Estado procura o diálogo, ouvir as necessidades dos municípios. O governador Fernando Pimentel está dando oportunidade para que os gestores possam junto com os munícipes apontar as necessidades de acordo com cada região, cada cidade”, diz o prefeito de Conselheiro Lafaiete Dr. Ivar.

O objetivo dos fóruns regionais é incluir a população no processo decisório das ações governamentais, com a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada. A partir da criação dos fóruns a população de cada território será convidada a participar, periodicamente, de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, cujo principal objetivo será subsidiar o planejamento e as ações de governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

????????
Reunião do Cedecap e Governo do Estado: Antônio Amabile, Renato Ciminelli, Paulo César Lopes Correa, César Cristiano de Lima, Alessandro Dalla Vedova, Rogério Bellini dos Santos.

“Sem dúvida é um grande passo para ouvir a sociedade em busca dos anseios dos cidadãos”, afirmou Dalla Vedova. Segundo ele, Conselheiro Lafaiete e região se preparam para esta nova realidade. Inclusive nos próximos dias o CEDECAP vai apresentar ao governo estadual um relatório com diagnósticos e documentos que caracterizam as oportunidades de desenvolvimento da região. “Esperamos colher bons resultados num curto espaço de tempo. Um dos objetivos principais é concretizar futuras parcerias com o Governo do Estado visando o fomento da atividade econômica na região possibilitando a geração de emprego e renda aos municípios”, conclui o secretário.