Início Destaque Lafaiete realiza campanha de controle da Esporotricose

Lafaiete realiza campanha de controle da Esporotricose

167

Dando continuidade ao Programa de Combate e Controle da Esporotricose, o município em parceria com a ONG ALPA, está realizando dias de castração específicos para gatos. No dia 29 de julho foram castrados 32 felinos.
A castração é um dos pilares para controle da Esporotricose, zoonose que mais cresce no Brasil, sendo Lafaiete a única cidade no país que tem desde 2017 um trabalho voltado para o controle da doença. Junto à castração está aliada a conscientização da população sobre guarda responsável e os sinais da doença, a qual causa lesões na pele. A Esporotricose é causada por um fungo, presente na terra, matéria orgânica, madeira, onde o gato contamina as unhas quando as afia ou enterra as fezes. Com o fungo nas unhas, ao brigar durante o acasalamento, o fungo é depositado na pele do animal machucado, onde se prolifera e causa lesões. Por isso é muito importante a castração de gatos, pois além do controle populacional e diminuição do abandono, a doença também é controlada quando o animal não tem acesso a rua, pois castrado, não irá fugir para acasalar.
De junho de 2019 até o mês de junho deste ano foram castrados 1.441 gatos gratuitamente no Programa Municipal de Controle Populacional Ético, o “Quem Ama Castra”. O programa foi iniciado em 2013 e já castrou mais de 7.000 felinos.
O atual governo ressalta a importância da castração como um dos fundamentos de saúde pública. “A implantação do Centro de Castração foi uma grande conquista para o setor de saúde pública, pois tem contribuído para minimizar o número de animais nas ruas e proporcionar maior controle das zoonoses. Quanto ao programa de controle da Esporotricose ressalto a importância de mais esta ação que é uma forma de prevenção a doença e preservação da saúde dos animais e da população em geral”, destacou o Prefeito Mário Marcus.
O Centro de Castração de Animais está situado na Rua Jurupis, no bairro Carijós e oferece seus serviços gratuitamente à população. Mais informações pelo telefone 3769-2229.