Lafaiete realiza XIII Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizaram na manhã de sexta-feira, 30/07, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano foi abordado o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a XIII Conferência Municipal dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.
O tema central da conferência foi explanado pelo Secretário Executivo do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado De Minas Gerais – COGEMAS/MG, Paulo Henrique Souza Breçane.
O evento, que este ano foi realizado de forma hibrida, na Câmara Municipal e virtualmente através do canal da SMDS no youtube, contou com participação de autoridades, representantes de usuários da Assistência Social, conselheiros municipais, membros da sociedade civil, representes dos trabalhadores da área e de entidades. Representou um momento de debate para avaliação da Política de Assistência Social e proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
Após as discussões, os temas dos cinco eixos temáticos foram apresentados em plenária, conforme propostas oriundas das pré-conferências. Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
Seguindo o princípio da paridade na conferência houve representatividade na mesa de honra, assim composta: Cinara Patrícia, representante dos trabalhadores da área, Nayara Georgia, representante dos usuários, Pastor Angelino, representante da Câmara Municipal, Magna Cupertino, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e também representando o prefeito Mário Marcus e Aline Gonzaga, presidente do CMAS.
Todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 foram seguidos durante a realização da conferencia.