Lafaiete sedia encontro de formação e capacitação de gestores ambientais

Aconteceu entre os dias 7 e 8 de novembro, no auditório do Solar do Barão de Suaçui, o encontro presencial do Processo Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). O PNC é um programa do Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo capacitar gestores e outros atores sociais para colaborarem com a construção de políticas no contexto federal.
A iniciativa foi da Sala Verde Quadrilátero Ferrífero, INCI Acqua / UFMG, Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero e Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba – Codap. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Consórcio Intermunicipal de tratamento de Resíduos Sólidos – Ecotres, Gerdau Açominas, Armazém CCPR e Cooperlaf. Foram apresentadas palestras e oficinas com relevantes temas. Um dos pontos altos do encontro foi a palestra do consultor e escritor Prof. Dr. Luiz Fontes que abordou a questão do Licenciamento Ambiental Municipal.
O encontro foi realizado durante a Semana Global do Empreendedorismo 2018, da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete com a participação de diversos municípios como Congonhas, Brumadinho, Jeceaba, Piranga, Caranaíba, Ouro Branco, Carandaí, Catas Altas da Noruega, instituições de ensino e representantes da sociedade civil.
Segundo os participantes o evento representou importante troca de experiências, propiciou o compartilhamento de conhecimentos e a criação de uma rede de atores que se interessam pela questão ambiental.